quinta-feira

O galardão possível para Ricardo Salgado: o de pior CEO

Nota prévia: A BBC faz aqui serviço público. Oxalá a RTP, que anda de candeias às avessas com o seu CA e o CGI, e a tutela, bem entendido, poderia ver na BBC um exemplo prático a seguir e designar o ministro Poiares de maduro - o pior ministro - depois do PM.

______ 


Ricardo Salgado eleito pela BBC o pior CEO do ano


"Salgado, e vários outros membros da família, viviam como reis em grandes propriedades, protegidos da mais rudimentar fiscalização do banco". A BBC elegeu o antigo líder Espírito Santo como o pior presidente executivo de 2014. 
Ricardo Salgado eleito pela BBC o pior CEO do ano

FOTO LUÍS BARRA
Ricardo Salgado foi eleito pela BBC como o pior presidente executivo (CEO) ano de 2014. O antigo líder da família Espírito Santo é o número de uma "lista negra" publicada pela cadeia de televisão britânica.
"O pior CEO do ano vai para o líder da família Salgado de Portugal, o chefe de um conjunto inter-relacionado e complexo de entidades entidades que controlavam o segundo maior banco em Portugal - e levou-o à falência", justifica a BBC, que explica aos seus leitores como o Grupo e o Banco Espírito Santo colapsaram. 
"Colocar 250 membros da família em cargos de gestão e de liderança pode funcionar para grandes reuniões de família, mas dificilmente pode ser justificado numa base de práticas saudáveis de gestão e avaliação. Salgado, e vários outros membros da família, viviam como reis em grandes propriedades, protegidos da mais rudimentar fiscalização do banco", prossegue o texto que justifica a "eleição". 
A BBC lista várias decisões que sustentam a sua escolha para pior CEO do ano: financiamentos fora do balanço da ES International, que estavam ocultados; posição do BES estava registada nos "livros" do Grupo por um valor muito superior ao de mercado; Salgado assinou cartas de conforto com a Petróleos de Venezuela contrariando ordens diretas do Banco de Portugal; Salgado culpou o contabilista por esconder passivos. A BBC termina o seu texto comparando Salgado com Eike Batista, o brasileiro que foi eleito pior CEO no ano passado.
No total, a BBC lista cinco gestores como os piores CEO de 2014: Depois de Salgado estão Dov Charney da American Apparel (número 2), Philip Clarke da Tesco (número 3), Eddie Lampert da Sears Holdings (número 4) e Dick Costolo do Twitter (número 5).

_________

Obs: Era previsível. Embora a minha questão vá mais longe: por que razão o pior CEO ainda não foi detido!? 

A resposta parece-me óbvia: com o CEO na cadeia também metade da classe política em Portugal, de todos os sectores do chamado arco da governação, poderia conhecer igual destino. 

________________


Etiquetas: