quarta-feira

João Gentil - e o acordeão - um cruzamento brutal entre Guitarra Portuguesa, Fado e Tango

JOÃO GENTIL - fica!!!

SÍNTESES SONORAS DO OUTRO MUNDO



Neste trabalho podemos ainda apreciar o cruzamento da Guitarra Portuguesa no Tango de Piazzolla, estabelecendo um verdadeiro parentesco entre o tango e o fado, entre Argentina e Portugal.
Todo o disco foi gravado e pré-produzido por João Gentil em Buenos Aires aquando de algumas estadias na capital argentina. 
A pós-produção e restantes gravações foram concluídas em Coimbra- Portugal.
Direcção Musical e Produção João Gentil
Masterização: Tó Pinheiro Silva
Vozes convidadas: Luanda Cozetti, Rita Marques, Viviane, JP Simões, Selma Uamusse, Link





"O acordeão nas mãos de João Gentil é um bilhete de avião com destino às músicas de todo o mundo: a Musette, a Polka, o Tango, a Bossa Nova e ainda o Jazz! Astor Piazzolla, Richard Galliano e Tom Jobim são cicerones do virtuosismo de João Gentil"

        ...O acordeao é um instrumento que se encontra e se toca em qualquer latitude e cuja difusão envolveu a cultura do mundo inteiro. Qual será a razao do sucesso deste instrumento? Possivelmente devido à  sua densidade, versatilidade, maneabilidade, brilhantismo fónico e uma misteriosa interpretaçao ilimitada.
       Para quem como o Joao Gentil o toca, sente-o como um terceiro pulmao. Gosta de assumir o acordeão numa osmose contínua, como se este fizesse parte do seu próprio corpo, da sua respiração, do seu coração, conseguindo facilmente apaixonar e encantar o seu público com as interpretações enriquecidas pelos seus improvisos.

Para Joao Gentil: "O que apaixona quem toca acordeão é ter que dominar o instrumento com o corpo, aplicar as nossas forças nele, apoiá-lo no peito, segurá-lo com o queixo e com os joelhos, envolvê-lo com os braços, vigiando-o com os olhos, ouvidos e senti-lo com o coração."

__________



Etiquetas: , , ,