João Gentil - e o acordeão - um cruzamento brutal entre Guitarra Portuguesa, Fado e Tango
JOÃO GENTIL - fica!!!
SÍNTESES SONORAS DO OUTRO MUNDO
"O acordeão nas mãos de João Gentil é um bilhete de avião com destino às músicas de todo o mundo: a Musette, a Polka, o Tango, a Bossa Nova e ainda o Jazz! Astor Piazzolla, Richard Galliano e Tom Jobim são cicerones do virtuosismo de João Gentil"
...O acordeao é um instrumento que se encontra e se toca em qualquer latitude e cuja difusão envolveu a cultura do mundo inteiro. Qual será a razao do sucesso deste instrumento? Possivelmente devido à sua densidade, versatilidade, maneabilidade, brilhantismo fónico e uma misteriosa interpretaçao ilimitada.
Para quem como o Joao Gentil o toca, sente-o como um terceiro pulmao. Gosta de assumir o acordeão numa osmose contínua, como se este fizesse parte do seu próprio corpo, da sua respiração, do seu coração, conseguindo facilmente apaixonar e encantar o seu público com as interpretações enriquecidas pelos seus improvisos.
Para Joao Gentil: "O que apaixona quem toca acordeão é ter que dominar o instrumento com o corpo, aplicar as nossas forças nele, apoiá-lo no peito, segurá-lo com o queixo e com os joelhos, envolvê-lo com os braços, vigiando-o com os olhos, ouvidos e senti-lo com o coração."
__________
Etiquetas: Acordeão, Cruzamento brutal entre Guitarra Portuguesa, Fado e Tango, João Gentil
<< Home