Agência contra armas químicas recebeu o Nobel da Paz
Fotografia © Reuters
A Organização para a Proibição das Armas Químicas recebeu formalmente o prémio Nobel da Paz, hoje em Oslo, na Noruega. A Organização da ONU foi galardoada pelos seus esforços para erradicar estas armas da Terra, inclusive na Síria, onde se encontra a trabalhar.
"Com a escolha deste ano, encorajamos os Estados que ainda não aderiram à convenção (para a proibição das armas químicas) a fazê-lo", afirmou o presidente do Comité Nobel norueguês, Thorbjoen Jagland, antes de entregar o prémio ao diretor da OPAQ, o turco Ahmed Uzumcu.
Encarregue de supervisionar a implantação desta convenção que desde 1997 proíbe o armazenamento e utilização de armas químicas, a OPAQ conta hoje com 191 Estados membros, entre eles a Síria, o que constitui um raro sucesso no desarmamento do planeta.
Em 16 anos, a OPAQ supervisionou a destruição de 80% das armas químicas declaradas no mundo. Só seis Estados - Israel, Coreia do Norte, Sudão do Sul, Egito, Birmânia e Angola - não assinaram ou ratificaram a convenção.
______
Obs: A ONU - e as suas agências especializadas - estão de parabéns por mais este passo de gigante em direcção à erradicação de armas químicas - que tornam as guerras ainda mais sujas e cruéis.
Etiquetas: Agência contra armas químicas recebeu o Nobel da Paz
<< Home