terça-feira

FMI sugere imposto de 10% sobre a riqueza das família. Ideias perigosas do FMI


IDEIAS PERIGOSAS DO FMI



FMI sugere imposto de 10% sobre a riqueza das família, 

JNR, Expresso.



No "Fiscal Monitor", o Fundo Monetário Internacional sugere um imposto extraordinário a aplicar uma só vez sobre a riqueza das famílias.


"A forte deterioração das finanças públicas em muitos países reavivou o interesse num imposto único sobre a riqueza privada como medida excecional para restaurar a sustentabilidade da dívida", afirma o Fundo Monetário Internacional no "Fiscal Monitor", divulgado durante a assembleia anual da organização em Washington DC. A sugestão vem na caixa 6 do documento, sob a interrogação "A One-off capital levy?".
Com base numa amostra de 15 países da zona euro, para que a dívida pública regressasse aos níveis finais de 2007, seria necessário um imposto extraordinário de 10%, a aplicar uma só vez. A precaução a tomar é que a medida seja anunciada e cumprida sem demora para evitar uma fuga de capitais.
O FMI refere que "há uma quantidade surpreendentemente grande de experiência no desenho" de tais medidas, nomeadamente na Europa após a Iª Guerra Mundial e na Alemanha e no Japão depois da IIª Guerra Mundial.

Obs: Sugira-se que esta ideia seja primeiramente implementada junto dos seus proponentes, depois então seja alargada à generalidade das pessoas e empresas, caso se justifique e o equilíbrio das finanças públicas o exijam. 

IMF - Fiscal Monitor, October 2013 (link)


Etiquetas: