quarta-feira

Sismo no Paquistão faz mais de 200 mortos e cria uma nova ilha




Nova ilha ao largo da costa paquistanesa

Foto: DR/ABC News/Express News

O mais recente balanço do sismo de 7.7 de magnitude que atingiu ontem o Paquistão indica 238 mortos e 300 mil pessoas afetadas. A força do sismo criou também uma nova ilha no mar Arábico.


«Um total de seis distritos - Awaran, Kech, Gwadar, Panjgur, Chaghi et Khuzdar - e uma população de mais de 300 mil pessoas foram afetadas por este sismo», declarou à agência France Presse Jan Muhammad Baledi, porta-voz do governo provincial.

O exército do Paquistão foi mobilizado esta quarta-feira para ajudar no socorro às vítimas. «Os socorristas tentam encontrar os cadáveres (nos escombros), mas a nossa prioridade é transportar os feridos para os hospitais o mais rápido possível», indicou Azad Gilani, provincial do Interior.

O mais recente balanço das autoridades indica 238 mortos. Aldeias inteiras foram devastadas.

De acordo com a Reuters, o sismo foi tão forte que fez subir o fundo do mar e deu origem a uma ilha a 600 metros da costa paquistanesa Gwadar, no mar Arábico. A ilha, de acordo com as autoridades paquistanesas, tem cerca de 9 metros de altura e 100 metros de comprimento.


Obs: é impressionante como as catástrofes naturais continuam a ter consequências avassaladoras no desenvolvimento económico e social, quer em número de mortes, quer no impacto financeiro e no rebaixamento das condições e níveis gerais de qualidade de vida das pessoas afectadas. 






Etiquetas: