sexta-feira

Urge recuperar Max Weber




Weber enunciou um conjunto de questões simples a partir das quais elaborou uma sociologia da religião, da política, da economia e da sociedade contemporânea. Todas tinham uma ligação comum: são de ordem existencial.
 
- Incidiam na existência de cada um de nós relativamente à cidade em que vivemos e à nossa circunstância política, social, económica, psicológica ou metafísica. Em rigor, Weber perguntou-se quais eram as regras a que obedece o homem de acção, quais as leis da vida política e que sentido pode o homem dar à sua existência neste mundo. Assim, pôs em confronto a concepção religiosa de cada um com o modo como vive, a atitude que adopta relativamente ao Estado, à economia, etc...
 
- O problema, se é que de problema falamos, é que nenhuma ciência está em condições de dizer aos homens como devem viver ou ensinar às sociedades e aos mercados como devem organizar-se e comportar-se. No limite, nenhuma ciência poderá dizer ao homem qual o seu futuro.
 
- Responder a esta questão parece pretender respostas ao que está para lá da morte. Podemos imaginar, cenarizar, mas nunca teremos uma ideia concreta da resposta à nossa questão.
 

Etiquetas: