segunda-feira

O historiador Pedro Lains reclama que cavaco silva mostre o seu boletim de saúde

Entrevista Pedro Lains

"Portugal vai pedir a reestruturação da dívida em 2013"


"Portugal vai-se apresentar, algures em 2013, em Bruxelas a pedir uma reestruturação da dívida.", acredita.
 
Explica que uma das razões para o Governo seguir este caminho de contração reside na pressão da banca portuguesa: "O sistema financeiro foi o único setor da economia que cresceu em 2012."
Segundo Pedro Lains, as soluções para Portugal e a Grécia estão a ser iguais: "Vemos na Grécia muitas manifestações e instabilidade política e em Portugal não. É que o problema na Grécia começou mais cedo e os problemas surgiram antes. Portugal está no mesmo caminho.
Quanto ao memorando assinado com a troika, o investigador afirma que "já deveria ter desaparecido e se o Governo quisesse já o podia ter deitado fora com o acordo das instituições internacionais. O memorando teve a evolução que o Governo quis e se o Governo tivesse mostrado uma certa rebeldia, a Alemanha não teria um caso para poder reportar como o de as suas opções serem as mais indicadas."
Para Pedro Lains, há uma falha no sistema democrático português: "Falta o escrutínio da saúde dos dirigentes." Segundo o investigador, que foi alertado para o tema devido a uma pesquisa no Google sobre Cavaco Silva, não há uma preocupação como "nas democracias avançadas de publicar boletins sobre a saúde" dos políticos (..)
 

Etiquetas: