O falar de Marvão - pronúncia, vocabulário, alcunhas, ditados e provérbios populares - por Teresa Simão -
Nesta obra, é estudado o Falar de Marvão, um concelho de raia, do Alto Alentejo, com baixa densidade demográfica, população muito envelhecida e uma taxa de analfabetismo acima da média nacional e regional. O presente estudo é composto por cinco capítulos.
Nos dois primeiros, são apresentados os estudos dialectológicos realizados no distrito de Portalegre e é caracterizado o concelho de Marvão. O estudo do falar desenrola-se ao longo dos três capítulos principais, dedicados aos aspectos fonético-fonológicos e morfo-sintácticos, bem como ao léxico relacionado com o Homem.
O Falar de Marvão está integrado nos dialectos portugueses centro-meridionais, mais especificamente na variedade da Beira Baixa e Alto Alentejo.
Assim, apresenta a maior parte das características identificadas pelos linguistas do século XX sobre esta região dialectal, demarcando-se, contudo, por algumas particularidades que o distinguem dos falares dos concelhos circundantes, essencialmente ao nível de alguns aspectos fonético-fonológicos e do léxico.
Palavras-chave: dialectologia; falares; variação linguística; linguística; identidade regional; Marvão; Alto Alentejo; património imaterial.
Etiquetas: alcunhas, Alto Alentejo, dialectologia, ditados, falar de Marvão, falares de Marvão, identidade, Património Imaterial, pronúncia, provérbios, Teresa Simão, variação linguística, vocabulário
<< Home