segunda-feira

Ler mente de terroristas para evitar ataques

Investigadores desenvolvem técnica que recorre a ondas cerebrais P300 para identificar ou confirmar detalhes de ataques.dn
Num país que vive em constante preocupação com a segurança interna, uma equipa de investigadores da Universidade do Noroeste, nos EUA, anunciou ter desenvolvido uma técnica que permite às autoridades ler a mente dos terroristas e, assim, antecipar eventuais ataques. O estudo foi publicado na revista cientifica Psychophysiology.
Segundo a equipa, a leitura da mente é feita através de um teste às ondas cerebrais P300, um conjunto de sinais eléctricos do córtex cerebral com maior produção quando há informações secretas. Nos testes em laboratório, os cientistas identificaram com grande precisão detalhes como o local, a data e até o tipo de armas a usar no ataque.
Peter Rosenfeld, que liderou a equipa, disse que quando os cientistas sabiam de antemão as especificidades do ataque "foram capazes de correlacionar as ondas cerebrais com os conhecimentos incriminatórios e confirmar com 100% de precisão os detalhes conhecidos".
A equipa escolheu 29 voluntários da universidade, que tiveram como missão simular o planeamento de um ataque terrorista. Os voluntários tiveram de organizar o ataque com base em informações recebidas sobre bombas e armas letais a usar.
Com eléctrodos ligados à cabeça, os estudantes tiveram de ver de seguida, através do ecrã de um computador, as palavras Boston, Houston, Nova Iorque, Chicago e Phoenix, dispostas de forma aleatória. Segundo Rosenfeld, o nome da cidade onde iria ocorrer o ataque foi a que provocou maior actividade das P300 no cérebro dos terroristas.
Rosenfeld adiantou que mesmo quando os investigadores não tinham informações antecipadas sobre os planos, a técnica permitiu identificar importantes informações secretas. "Sem qualquer conhecimento prévio do cenário simulado, fomos capazes de identificar 10 dos 12 terroristas e, entre eles, 20 dos 30 detalhes relacionados com o crime", assegurou o porta-voz da equipa. "O teste teve uma eficácia de 83% na previsão de conhecimentos secretos, sugerindo que o nosso complexo protocolo pode identificar actividades terroristas no futuro."
A técnica, apesar de tudo polémica, continuará a ser aperfeiçoada e, dentro de algum tempo, poderá vir a ser utilizada pelas autoridades na detecção ou confirmação de suspeitas de ataques terroristas.

Obs: Felicite-se Peter Rosenfelt e a sua equipa de investigadores, e reforce-se o financiamento a esta crucial investigação que pode salvar vidas e desmantelar o maior "cancro" na transição do séc. XX para o III milénio em matéria de segurança e defesa das nações, preocupação que ganhou maior acuidade após o fatídico 11 de Setembro que mandou abaixou as Torres do WTC em NY e matou milhares de pessoas inocentes. Essas pessoas jamais poderão ter morrido em vão.

Etiquetas: ,