terça-feira

Taxa de desemprego atinge 10,6 por cento

A taxa de desemprego de Janeiro a Março de 2010 foi de 10,6%, mais 1,7% em comparação com o mesmo período de 2009. Esta é a taxa mais elevada desde pelo menos 1983. TSF
Taxa de desemprego atinge 10,6 por cento

A taxa de desemprego de Janeiro a Março de 2010 foi de 10,6%, mais 1,7% em comparação com o mesmo período de 2009. Esta é a taxa mais elevada desde pelo menos 1983.

A taxa de desemprego aumentou 1,7 por cento no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados do INE, entre Janeiro e Março, o número de pessoas sem emprego aumentou para 592,2 mil indivíduos, uma subida de 19,4 por cento face a igual período do ano passado e um avanço de 5,1 na comparação com o mês anterior.

Em comparação com os últimos onze meses a taxa desemprego aumentou 0,5 por cento.

Obs: Medite-se nestes valores numa Europa toda ela recessiva e sem capacidade de fazer o take-of económico, com a agravante de os mercados financeiros, e os especuladores em particular, deteriorarem mais a situação macroeconónima, inibindo os investimentos e adiando a criação de emprego e geração de riqueza. Neste colete-de-forças pergunto-me se os futebolistas, com remunerações mensais acima dos 50 mil euros, também (não!?) deveriam ajudar a pagar a crise nessa Europa falhada estacionada no Velho Continente, que já foi a plataforma mais dinâmica, rica e desenvolvida do mundo.

Etiquetas: ,