EUA e Rússia confirmam hoje intenção de reduzir arsenais nucleares
EUA e Rússia confirmam hoje intenção de reduzir arsenais nucleares, tsf
Os presidentes Barack Obama e Dmitri Medvedev oficializam hoje a intenção de cortar um terço dos arsenais nucleares nos EUA e na Rússia, com a assinatura de um acordo de desarmamento.
De acordo com o general Loureiro dos Santos, especialista em Defesa e Estratégia, este acerto entre Washington e Moscovo tem uma relevância particular para os russosO general Loureiro dos Santos considera, no entanto, que este acordo não vai tornar o mundo mais seguro.
O presidente americano Barack Obama e o russo Dmitri Medvedev vão oficializar, esta quinta-feira, o empenho dos dois países na redução considerável do arsenal nuclear, através da assinatura de um acordo de desarmamento, em Praga, ligado ao tratado START de 1991.
Este «novo START» negociado durante longos meses entre os dois antigos inimigos da Guerra Fria será rubricado numa cerimónia solene, esta tarde, no palácio de Praga, sede da presidência checa cujo bairro será patrulhado por milhares de membros de forças de segurança.
Washington e Moscovo, cujas relações melhoraram bastante desde que Barack Obama chegou ao poder, no início de 2009, vão tentar concretizar uma redução do número de ogivas e mísseis na ordem dos 30 por cento. Obs: Si vis pacem, para bellum.
Etiquetas: EUA, Redução arsenal nuclear, Rússia
<< Home