Évora está de parabéns - através do InovCity
Évora - InovCity
O projecto de rede eléctrica inteligente da EDP InovGrid arranca hoje em Évora, tornando-se esta a primeira InovCity portuguesa. De acordo com o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, a instalação de 31 mil contadores inteligentes permitirá uma gestão mais eficaz dos consumos.TSF
De acordo com o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, o projecto vai permitir uma maior facilidade na poupança da conta da luz.
«Vai permitir que esses consumidores tenham mais informação para usarem energia de forma mais eficiente e vai permitir aos fornecedores que estes conheçam melhor como funcionam as redes, optimizarem as redes e perceberem qual o tipo de consumo dos seus utilizadores», explicou.
O projecto InovGrid de Évora - feito através de parceria da EDP com o INESC Porto, a EFACEC e a JANZ, entre outras - passa não só pelos contadores inteligentes (e-boxes), como por terminais de comunicação ligados a vários pontos de transformação da cidade.
Em conjunto, os novos aparelhos permitirão ainda a um cliente que tenha um aparelho de microgeração de energia saber quanta electricidade está a injectar na rede.
A troca dos contadores tradicionais não tem custos para os consumidores e o objectivo da EDP é que, em 2020, metade das casas portuguesas estejam equipadas com contadores inteligentes de electricidade.
Obs: Felicite-se a gestão das políticas energéticas do governo em funções; dê-se os parabéns a António Mexia que tem sabido ajustar os interesses empresariais da EDP à estratégia do governo para o sector das energias renováveis e em harmonia também com os interesses do consumidor final - que somos todos nós. Desta feita, estimulados pela microgeração, todos podemos ser pequenos produtores de energia, talvez assim possamos um dia "igualar" os proventos de Mexia, com a vantagem de ter um país mais limpo e sustentável..., com diminuição das importações nacionais de energia que só encarece o nosso (actual) défice externo.
Etiquetas: Energia renováveis, Évora, InovCity, micro-produção
<< Home