domingo

Obama pode conquistar hoje uma vitória histórica

Obama pode conquistar hoje uma vitória histórica
Económico
Obama joga hoje grande parte do seu capital político.
Num derradeiro esforço, o Presidente norte-americano apelou aos democratas para que votem hoje ‘sim’ à lei da reforma da saúde.
"Temos debatido o tema dos cuidados de saúde durante décadas. Este é o momento de aprovar a reforma da saúde em favor dos americanos, e estou confiante que irão fazê-lo", afirmou ontem Barack Obama, no seu último apelo aos legisladores do Partido Democrata, no Capitólio, citado pela Bloomberg.
A ida de Obama à sede do Congresso mostra bem a importância que a administração dá a esta votação, pois os presidentes norte-americanos só costumam ir ao Capitólio uma vez por ano, para o tradicional discurso sobre o Estado da União.
A Câmara dos Representantes vota hoje a reforma da saúde, sendo necessários 216 votos a favor. Os líderes democratas acreditam que o partido vai conseguir aprovar o projecto sozinho, uma vez que a oposição republicana já fez saber que votará "não" em bloco.
"Acreditamos claramente que temos os votos", declarou Steny Hoyer, o líder da maioria democrata na Câmara dos Representantes.
No Capitólio, Obama tentou convencer sobretudo um grupo de congressistas democratas católicos, que pedem emendas que garantam que não sejam atribuídos fundos federais para a prática de abortos.
O problema é que se forem aceites as alterações do grupo anti-aborto, vários congressistas de esquerda retiram por sua vez o seu apoio.
A solução poderá passar por deixar o texto da lei como está e fazer com que Obama emita uma ordem presidencial que torne claro que não serão usados fundos federais para as interrupções voluntárias de gravidez.
Obama joga hoje grande parte do seu capital político, já que apontou a reforma da saúde como uma prioridade do seu mandato, na qual se empenhou mesmo contra os conselhos de alguns dos seus assessores mais próximos.
A aprovação da lei da reforma da saúde dará uma vitória história a Obama, já que todos os anteriores Presidentes, desde Harry Truman a Bill Clinton, fracassaram nesta missão.
Obs: Sobreleve-se a coragem política de Obama no âmbito da reforma de Saúde.