quinta-feira

Belmiro de Azevedo diz que Cavaco "é um ditador". Uma entrevista idiota

Belmiro de Azevedo diz que Cavaco "é um ditador"
O empresário diz, em entrevista à revista Visão, que Cavaco Silva «é um ditador». Sobre a candidatura de Alegre à presidência, Belmiro de Azevedo considera que «ele devia ter juízo».
O jornalista José Milheiro ouviu algumas partes da entrevista da revista Visão ao empresário Belmiro de Azevedo
Numa entrevista à revista Visão, que estará nas bancas esta quinta-feira, o empresário Belmiro de Azevedo afirma que Cavaco Silva «é um ditador» e explica a sua crítica com o facto do actual Presidente da República ter mandado «quatro amigos seus [do empresário], dos melhores ministros, para a rua, assim de mão directa».
Sobre o recente anúncio da candidatura de Manuel Alegre a Belém, o empresário sugere que o antigo deputado socialista «devia ter juízo porque se ganhar a eleição presidencial, no final do mandato já terá 80 anos. O que não é muito sensato».
O patrão da Sonae refere que «a democracia em Portugal se transformou num sistema em que as pessoas votam pelas festas, frigoríficos e passeios. Uma democracia com um Governo onde o primeiro-ministro, José Sócrates, telefona ou manda telefonar com muita frequência e que descredibilizou os ministros».
Belmiro de Azevedo confessa ainda, nesta entrevista à Visão, que tem dificuldade em saber os nomes de metade dos actuais ministros e que não está interessado num bloco central.
Belmiro de Azevedo Cavaco Silva imprensa Manuel Alegre Portugal Presidente da República Sonae
Obs: Na substância o empresário não anda muito longe da verdade, mas os argumentos que escolheu para criticar o "ditador" e o poeta-Alegre (idade) revelam má fé e profunda parcialidade, o que o coloca ao nível daqueles que critica.
Belmiro tinha "n" argumentos para criticar aqueles que visa na sua entrevista, mas ao escolher pessoalizar (e ridicularizar) as críticas o empresário acaba por deixar o próprio empresariado numa posição delicada.
Pois muitos dos empresários entendem que Alegre não tem nem perfil nem competência para o exercício do cargo de PR, e Cavaco, por parcialidade (e tentativa de golpe de estado - à boleia das falsas "escutas" implementadas pelo assessor Fernando lima) assumiu o comando do maior partido da oposição (o psd) e isso, só por si, torna Cavaco o chefe não-oficial do PSd e não, como devia, o PR de todos os portugueses ou, pelo menos, do maior número.
Numa palavra, o engº Belmiro revela duas coisas nesta leviana entrevista:
1. Falta de argumentos políticos para criticar, e não porque os seus amigos foram despedidos;
2. Revelando, por extensão, uma grande falta de categoria pessoal e intelectual que ele tenta compensar com a sua fortuna e com o império que, bem ou mal, construíu.
Em boa parte, curiosamente, também com a ajuda de algumas declarações daquele que o empresário agora apelida de "ditador" - acerca da bolsa de valores...
Com este nível de argumentação, pergunto-me por que razão Belmiro também não se candidata a Belém?! Ficaria tudo em casa...
Com sorte, ainda aparece alguém dizendo que o engenheiro não tem perfil para o cargo por ser demasiado rico. Tudo, portanto, em linha com a idiotice dos argumentos aduzidos por um dos homens mais ricos de Portugal.
O que prova uma outra coisa: não é o dinheiro que confere grande inteligência às pessoas...
Conclusão: trata-se duma entrevista idiota, na razão directa da fortuna do entrevistado.