Sócrates responsabiliza crise internacional pelo aumento do desemprego
Obs: Qualquer pessoa bem formada sabe que as origens do desemprego, assim como as causas do nosso subdesenvolvimento estrutural que nos tem feito divergir dos países da linha da frente da UE, se deve simultaneamente as factores exógenos e a factores endógenos. Portanto, são causas externas e internas que concorrem ao mesmo tempo, ainda que de forma diferenciada consoante o nível de desenvolvimento e de modernização de cada sociedade europeia - e dentro de cada uma delas no espaço de cada região, para esse atraso que, com as novas TIC e a crise financeira e económica global - destruiu a confiança nos agentes económicos, os problemas se agravam.
Por isso, parece redutor imputar aquela explicação ao fenómeno em curso na sociedade portuguesa. Algo terá de ser feito, algo que o Governo ainda não pensou, mas que terá de pensar e de realizar a curto e médio prazos.
Seguir a linha de continuidade que vem do passado recente em matéria de política de apoio ao emprego, é manifestamente escasso diante da enormidade do problema, que teima em agigantar-se.
<< Home