quinta-feira

Guterres único português entre os mais poderosos

QUE MALDADE FIZERAM AO SR. DURÃO bARROSO QUE NEM SEQUER O INCLUIRAM NA LISTA.
“Os 67 chefes de Estado, criminosos, financeiros e filantropistas que realmente comandam o mundo”. É desta forma que a revista ‘Forbes’ apresenta a lista das pessoas mais poderosas do planeta, entre as quais só há um português: António Guterres. Barack Obama é o mais poderoso; Angela Merkel a primeira mulher na lista.
O ex-primeiro-ministro de Portugal e actual Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados ocupa a 64.º posição, três lugares acima do último da listagem, o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e 31 abaixo do outro falante em língua portuguesa que também foi seleccionado: o Presidente brasileiro, Lula da Sila.
A lista é liderada pelos líderes das três principais potências políticas e militares: Barack Obama, Presidente dos EUA, é o primeiro; Hu Jintao, Presidente da China, é segundo; Vladimir Putin, ex-Presidente da Rússia e actual primeiro-ministro, está no terceiro lugar.
Logo a seguir, em quarto e quinto, estão o presidente da Reserva Federal norte-americana, Ben S. Bernanke, e os fundadores do gigante da Internet Google, Sergey Brin e Larry Page, seguidos, no sexto e sétimo lugares, por um magnata das telecomunicações, o mexicano Carlos Slim Helu, e um da comunicação social, Rupert Murdoch.
Em oitavo, a ‘Forbes’ colocou Michael T. Duke, presidente do conselho de administração das Wal-Mart Stores, maior grupo retalhista do Mundo. Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, Rei da Arábia Saudita, país com as maiores reservas de petróleo, é nono.
O ‘top’ dez fica completo com Bill Gates, por duas razões distintas: é o principal accionista da Microsoft, cujo sistema operativo é usado em 85% dos computadores do mundo; lidera com a sua mulher, Melinda, uma fundação que lidera a maior obra de filantropia em todo o planeta, alicerçada em 34 mil milhões de dólares, mais de 22,6 mil milhões de euros.
Bill Gates é seguido de dois residentes em Itália: o Papa Bento XVI é o 11º classificado e o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.
Angela Merkel, chanceler da Alemanha, a maior economia da Europa, é a mulher mais poderosa do mundo. Ocupa o 15º posto, dois lugares acima de Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, responsável pela diplomacia e relações externas da Administração Obama.
De destacar ainda outras escolhas de nomes mundialmente conhecidos: Osama bin Laden, líder da principal rede terrorista, a Al-Qaeda, é 37.º; Oprah Winfrey, estrela da televisão norte-americana, é 45.ª; Steve Jobs, presidente da Apple, concorrente da Microsoft e criadora do mundialmente famoso iPhone, é 57.º.
Há nesta listagem também duas figuras do desporto: Joseph Blatter, presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol), que ocupa o lugar 53, e Jacques Rogge, presidente do COI (Comité Olímpico Internacional), em 60.º.
Obs: Dê-se os pesâmes ao actual presidente da Comissão Europeia que tem conseguido fazer da União Europeia um espaço políticamente frágil e económicamente insustentável.
Parabéns a António Guterres que se tem conseguido saber impôr na discrição dos dias e, ainda por cima, em prol duma causa nobre que só o dignifica a ele e prestigia o seu país, Portugal.