terça-feira

Gripe A H1n1 - 30% da população portuguesa será vacinada

Portugal já garantiu uma pré-encomenda de vacinas para 30 % da população no dia em que um externato em Lisboa e uma creche nos Açores encerraram com casos confirmados de contaminação. Nove contaminados nas últimas 24 horas em Portugal, 228 na Europa, 94.500 no mundo. 429 mortos. A Ministra da Saúde anunciou esta tarde em conferência de imprensa que o governo português já decidiu fazer uma pré-reserva da vacina contra o vírus da Gripe H1N1.
De acordo com Ana Jorge o número de vacinas encomendadas cobrirá cerca de 30 por cento da população, número que é semelhante àquele que foi definido em Espanha.
Portugal está a negociar com diferentes laboratórios farmacêuticos o fornecimento dessas vacinas."Não há qualquer atraso no processo da reserva de vacinas. Existe já a garantia de que teremos a quantidade necessária, assim que a vacina for produzida", o que deverá acontecer em finais de Novembro, garantiu Ana Jorge.
Na conferência de Imprensa onde a responsável pela pasta da Saúde fez o ponto da situação do contágio da gripe A, não quis esclarecer quais os grupos prioritários da população que deverão receber primeiro as vacinas, alegando que "ainda não está completamente definido". Ana Jorge sempre foi adiantando que serão os profissionais de saúde, aqueles que "eventualmente" estarão entre os primeiros a ser vacinados
Este anúncio veio na sequência das notícias que davam conta que Portugal era um dos países mais atrasados na pré-reserva das vacinas.
Escola e externato encerrados devido a casos de Gripe A
Esta terça-feira ficou marcada pelo encerramento de um externato em Lisboa e de uma creche em ponta Delgada, nos Açores.
Em Lisboa, um bebé de 18 meses recentemente chegada de uma viagem ao México em férias dos pais, teve sintomas e na passada sexta-feira fez as respectivas análises chegando-se à conclusão de que estaria infectada com o vírus da Gripe A H1n1.
Foi apenas na passada segunda-feira, que a mãe da criança avisou a direcção do externato de que a criança estaria infectada com o vírus da pandemia do início do século XXI.
Terá sido esta menor a infectar as outras 4 crianças do externato com o vírus H1N1.
De acordo com o Ministério da Saúde, os cinco menores estão "clinicamente bem" e a receber tratamento em casa. São todos os dias contactados pelas autoridades de saúde que acompanham a evolução da doença.
Na escola, no início de terça-feira os pais das 200 crianças que frequentam o externato das Pedralvas, em Benfica, foram chamados à escola e aconselhados a levar os filhos para casa. Não sem antes terem sido aconselhados por técnicos de saúde sobre as medidas a tomar para evitar mais contágios e propagação da doença.
O estabelecimento de ensino optou por encerrar as portas e mantê-las fechadas pelo menos até ao próximo dia 20.
Nos Açores, mais concretamente em Ponta Delgada, uma creche frequentada por 30 crianças foi também temporariamente encerrada após confirmação de infecção pelo vírus da Grripe A H1n1 de uma das crianças.
A Creche Nossa Senhora do Livramento decidiu, já na passada segunda-feira, apesar de só hoje se tornar pública a decisão, encerrar as portas devido à confirmação de que um miúdo de 13 meses estava contaminado com o vírus.
Mais nenhuma criança, das que frequentavam a creche, apresentava até ao momento em que esta notícia era escrita sintomas da doença, e a creche apenas conheceu um caso suspeito de uma criança de 3 anos mas cujas análises revelaram não estar contaminada.
O encerramento é provisório e durará apenas dois dias.
Nove contaminações só esta terça-feiraNas últimas 24 horas houve mais nove casos confirmados, cinco dos quais por transmissão secundária e quatro casos importados do estrangeiro, segundo confirmou a própria ministra da Educação na conferência de imprensa desta terça-feira. Nos casos de transmissão secundária, foram afectados dois meninos e uma menina, todos de dois anos, uma de quatro anos e um rapaz de 17, este último internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. As crianças estão a fazer tratamento em casa, acrescentou a ministra. Dos casos importados, dois verificaram-se em jovens de 18 anos que estiveram no Reino Unido, um numa mulher de 44 anos vinda do México e outro num menino de dois anos que também regressou do México. Os três adultos estão internados no Curry Cabral estando a criança em casa a fazer tratamento. Quanto ao aumento de casos registados nos últimos dias, Ana Jorge reiterou que esse acréscimo de casos - 57 no total, desde Maio - "já era previsível pelas autoridades de saúde pública" aproveitando a ocasião para renovar os apelos à calma, lembrando que, "na maioria dos casos, a doença já foi tratada e as pessoas retomaram as suas vidas".
Na Europa e nas últimas 24 horas o relatório anuncia que foram 228 os novos casos de Gripe A totalizando 10.582 casos.
A Organização Mundial de Saúde anuncia que o vírus da Gripe A H1n1 já contagiou mais de 94.500 pessoas e causou 429 mortes em todo o mundo.
Obs: Qualquer político responsável, nacional ou local, deverá olhar para esta situação, que está em gestação, como um general olhar para uma guerra, deverá planificar os meios em funções dos perigos e ameaças presentes e futuros. E isso resolve-se mediante planos de contingência nas organizações, adoptando regras e procedimentos de prevenção com vista a limitar o contágio que poderá aumentar após o Verão. Infelizmente, está aqui um problema que será um nó górdio nos próximos tempos.