sexta-feira

Vital Moreira discute Europa

Moreira participa nesta sexta-feira no primeiro frente-a-frente televisivo com o candidato social-democrata, numa iniciativa queservirá para apresentar e discutir projectos para a Europa.
Este frente-a-frente vai ocorrer em simultâneo na SIC e SICNotícias com início pouco depois das 21h00, num debate moderado por Clara de Sousa.
Sob o lema de candidatura “Nós Europeus”, Vital Moreira defende que “nunca houve eleições europeias tão importantes como estas” tendo em conta a "crise económica e financeira global queatravessamos e que põe à prova a vontade e capacidade da UE”.
O cabeça de lista socialista considera a abstenção um dos seusprincipais adversários, porque entende que nunca como agora éprecisa uma União Europeia forte e uma presença portuguesareforçada.
Obs: Esperemos, desta vez, que Paulo Rangel - que se diz expert em assuntos comunitários, não repita erros de palmatória que cometeu no Prós & Contras, demonstrando desconhecer que era necessário uma revisão constitucional para adaptar a CRP para que Portugal aderisse à então CEE - de molde a compatibilizar os dois ordenamentos jurídicos que passariam a conviver em estreita interacção, embora com primado do direito comunitário - que hoje já representa cerca de 75% da legislação aplicável em Portugal.
A 2ª nota decorre do seguinte: como Rangel não pensamento escrito sobre a dinâmica da UE, desejo que não assuma as banalidades que sobre o tema a srª Ferreira leite sabe acerca da construção europeia, sob pena de Vital Moreira ir para o estúdio fazer um monólogo - ainda por cima com um aluno embirrante, sabichão que, afinal, desconhece o elementar.