O Conselho de Segurança da Nações Unidas aprovou, na quinta-feira à noite, um texto a pedir o cessar-fogo na Faixa de Gaza, documento que contou com a abstenção dos EUA, o que causou alguma surpresa, já que se esperava uma aprovação unânime.
O secretário-geral da ONU mostrou-se esperançado na possibilidade de todos cumprirem esta resolução, «que exige um cessar-fogo imediato e duradoura na Faixa de Gaza, a abertura de pontos passagens e a garantia de que a ajuda humanitária chega à população».
«Todos em Israel e Gaza devem respeitar este esforço humanitário», acrescentou Ban Ki-moon a seguir à aprovação deste texto que teve 14 votos a favor e a abstenção dos norte-americanos.
Apesar de não ter dado o seu voto favorável, a secretária de Estado norte-americana disse concordar com o conteúdo do documento, tendo Condoleezza Rice justificado a sua decisão por esperar os resultados dos esforços de mediação do Egipto.
«Os EUA pensam que é importante ver os resultados da mediação egípcia para ver o que esta resolução poderá estar a apoiar e foi por isso que decidimos abster-nos», acrescentou a chefe da diplomacia norte-americana.
in TSF:
Israel e Hamas rejeitam resolução a pedir cessar-fogo
Hoje às 10:08
Combates continuam apesar de aprovação de resolução da ONU
Hoje às 08:51
Ministros chegam a acordo sobre cessar-fogo em Gaza
Ontem às 23:53
Mais de 300 pessoas protestaram em Lisboa contra «massacre» ao povo palestiniano
Ontem às 23:46
Israel autorizou saída de 250 estrangeiros e palestinianos da Faixa de Gaza
Ontem às 15:50
Hezbollah nega autoria de tiros do Líbano contra Israel
Ontem às 10:24
<< Home