sábado

Manoel de Oliveira completa 100 anos a filmar

Manoel de Oliveira recusou homenagem de Rui Rio, na Câmara Municipal do Porto. A imagem supra foi picada na tv, creio não ter direitos de autor. Partilhamo-la aqui, até com a tsf.
Direitos Reservados Manoel de Oliveira vai festejar o aniversário a filmar, in tsf Manoel de Oliveira completa 100 anos a filmar
Direitos Reservados
Manoel de Oliveira vai festejar o aniversário a filmar
A dias de completar cem anos, nasceu a 11 de Dezembro de 1908, Manoel de Oliveira explicou que vai filmar no aniversário por necessidade e que tem um novo filme em vista para o próximo ano.(...)
«Não foi uma data escolhida para filmar nesse dia. É uma necessidade imperiosa», afirmou Manoel de Oliveira, salientando que «o filme tem um certo destino para ser apresentado – é uma tentativa que se faz – no Festival de Berlim», no início do próximo ano.
A rodagem de «Singularidades de uma Rapariga Loura» prolonga-se até dia 19 deste mês.
A adaptação de um dos contos de Eça de Queirós não sofreu muitas mudanças. O cineasta afirma que tentou não alterar em demasia as palavras do escritor.
Mas Manoel de Oliveira não vai parar por aqui. Para Fevereiro o realizador português quer começar um novo filme chamado «O estranho caso de Angélica».
Obs: Manoel de Oliveira é um cineasta respeitado intra e extra-muros, tem a particularidade de ter uma idade avançada e comportar-se com menos meio século, o que faz dele um duplo milagre: cinematográfico e sobre-humano. Uma referência, portanto.
Esta semana, a CML e o seu Presidente, António Costa, resolveu aprovar autorizar a assinatura do protocolo entre a autarquia e a empresa que irá apoiar a produção do filme intitulado "Singularidades de uma Rapariga Loira", do conto agora adaptado de Eça. Sob proposta de António Costa - o nome do cineasta reuniu a unanimidade desse apoio por parte da vereação da CML.
No Porto Rui Rio não teve tanta sorte, o cineasta diz que com a proximidade de eleições só alguns é que podem comer do bolo. O cineastalá terá as suas razões de queixa contra Rio...
Bem ou mal, com menos Porto e mais Lisboa, a CML - apesar de falida em resuldado do passivo herdado do passado recente, deu aqui um sinal claro que gosta de cinema e apoia os cineastas.
Espera-se, doravante, que o reequilíbrio financeiro da CML e o aparecimento de novos cineastas mereçam apoio por parte dos poderes públicos.
Enfim, a vida sem o cinema seria menos vida.