Teixeira dos Santos teve um golpe de mestre ao reforçar a solidez do sistema financeiro português
O ministro das Finanças diz que o sistema financeiro português é robusto e acredita que as instituições financeiras vão ultrapassar a crise.
Hoje o Governo reforçou aquela posição com 20 mil milhões de E. para dar cobertura a eventuais problemas de liquidez na banca nacional - que, em rigor, não está tão exposta à crise como a banca norte-americana e europeia - onde o Estado já teve necessidade de intervir.
E o mais curioso, tamanha é a confiança das autoridades nacionais, é que esse apoio é estendido a toda a banca a operar em Portugal, e não apenas - como fazem alguns países incorrendo na violação de preceitos constitucionais europeus, dirigida aos bancos nacionais nos países onde esses problemas de liquidez se colocam.
Portanto, é muito positivo, ante uma possibilidade (remota) de problemas, constatar que as autoridades nacionais dão cobertura e conforto a toda a banca reforçando as condições de funcionamento do sistema financeiro português, e não apenas discrimina positivamente a banca de génese nacional.
Em suma: nota 20 para Teixeira dos Santos.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Governo analisou crise e Orçamento de Estado O Governo esteve reunido em Conselho de Ministros extraordinário, um encontro que serviu para analisar a proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano. Em cima da mesa estiveram também outros temas da agenda política do executivo
Ver vídeo, aqui
<< Home