domingo

PS: António Vitorino defende evolução no ideário socialista

PS: António Vitorino defende evolução no ideário socialista
O presidente da Fundação Respublica, António Vitorino, defendeu sexta-feira em Tomar uma «evolução no ideário socialista» em matéria de coesão social, mobilização e envolvimento da sociedade civil e combate à pobreza e exclusão.
Considerando essencial prosseguir o núcleo de políticas sociais que o actual Governo tem vindo a desenvolver, e que, disse, começam a dar sinal positivo, António Vitorino defendeu que «uma primeira evolução no ideário socialista é que o Estado não pode fazer tudo».
Para António Vitorino, o desafio que se coloca actualmente aos municípios é o do «reforço de uma noção moderna de coesão social», que tem de passar pela mobilização da sociedade civil para um conjunto de políticas sociais que garantam protecção aos mais desfavorecidos.
António Vitorino foi o orador da primeira aula da Universidade de Outono promovida este fim-de-semana pela Federação do PS Ribatejo, dedicada ao tema «Os municípios e os seus desafios na União Europeia».
Obs: Activem-se as redes sociais - formais e informais - dinamizadas pelas ONGs, IPSS e demais organizações da sociedade civil. O combate à pobreza em Portugal exige um concerto do Estado com todos estes players - e se cada um revelar a sua competência especializada as vantagens comparativas acabarão por aparecer e os índices de pobreza baixarão, naturalmente. Um plano nacional integrado de combate à pobreza - cooordenado pelo Estado - e coadjuvado pela dita sc talvez fosse um desafio a seguir.