quarta-feira

Clube dos Pensadores realiza debate sobre ‘Política no século XXI’ em Lisboa

Clube dos Pensadores realiza debate sobre ‘Política no século XXI’ em Lisboa, in DE
O Clube dos Pensadores vai realizar no sábado, dia 18 de Outubro, o segundo debate do 6º ciclo sobre o tema ‘Política no século XXI’. Pela primeira vez o clube desloca-se a Lisboa para realizar um debate que contará com a presença de Manuel Maria Carrilho.
Tiago Figueiredo Silva
O debate será realizado em Lisboa, no Hotel Mélia Tryp Oriente, no dia 18 de Outubro, com início agendado para as 21h30.
Com o tema “A política no século XXI: Que valores? Que partidos? Que cidadãos?”, o debate contará com o antigo Ministro da Cultura e indigitado embaixador da UNESCO, Manuel Maria Carrilho.
Em comunicado hoje emitido, o Clube revela que antes do debate haverá um jantar privado em honra de Manuel Maria Carrilho. “A expectativa é grande, será a sua última intervenção pública antes de rumar a Paris. O tema alvitra criticas ao sistema vigente”, refere o fundador do Clube, Joaquim Jorge.
“Há um divórcio entre cidadãos e a política. A vida política atravessa um ciclo de desinteresse da parte dos cidadãos e desconfiança nas instituições. É necessário reinventar a democracia e uma evolução dos partidos políticos. Ser capaz de criar laços entre representantes e representados que deverão tornar-se menos contratualizados e mais participativos”, adianta Joaquim Jorge no documento.
De acordo com o Clube dos Pensadores, as negociações para ter presente nos debates do próximo ano Alberto João Jardim assim como Marcelo Rebelo de Sousa continuam. Recorde-se que pelos debate do Clube já passaram Pedro Santana Lopes, Manuel Alegre, Paulo Portas, Francisco Louçã, Luís Filipe Menezes, entre outros.
Obs: Dê-se os parabéns a Maria Carrilho e votos de boa sorte para o novo lugar em Paris. Parece que o académico e filósofo gozando de um estatuto de solteiro produz mais pensamento, o que me leva à questão: será que o estatuto de casado vs solteiro em que nos encontramos influencia ou condiciona a forma de pensar e de fazer política?!