domingo

Teoria da Preocupação: Marcelo está preocupado com Ferreira leite. Pudera...

Remake
Em Julho a madrinha do António Preto dizia que era o PS que estava preocupada com ela e com o PSD. Porventura, seria da terrível liderança que Leite impunha ao Portugal-profundo, que assim lhe reconhecia um ímpeto governativo de valor incalculável. Ao tentar denunciar as soit-disant asneiras do Governo - Leite apenas denunciou a sua própria fraqueza. Os portugueses sabem como: em matéria de política de investimentos de obras públicas necessárias ao país. Inicialmente contra, depois a favor - ainda que através do seu presidente da bancada parlamentar, Paulo Rangel - que fez o volte face no discurso da srª Leite. Ficou, contudo, a gritante contradição do não-pensamento de Ferreira leite.
Em Agosto, Manuela desapareceu. Desconhece-se o paradeiro da senhora. Há até quem pense que a srª se fechou em Alter-do-Chão na casa-coudelaria e vinícola do Vice-Pr. da Goldman Sachs, António Borges, para aí escrever o discurso de abertura da Universidade de Verão, em Castelo de Vide. Há também quem pense que ela não sabe escrever, é o Pacheco Pereire que lhe escreve a mensagem para ela ler, à semelhança doutras. E há até pessoas no psd que pensam que a srª emigrou para a Venezuela em busca duma vida melhor, como fizeram os emigrantes portugueses a meio do séc. XX.
Mas também foi no decorrer de Agosto que Ferreira leite não fez uma única intervenção sobre o país. Excusou-se até a comparecer à festa do Pontal, no Allgarve, para aí fazer a chamada reentré política do PSD e, desse modo, marcar a agenda política.
Numa palavra: Ferreira leite não existe. Isso justifica a preocupação do douto Marcelo - que esta semana se manifesta no jornal de Balsemão.
Marcelo diz-se preocupado pela falta de ambição de Ferreira leite e pela sua incapacidade em congregar o partido que, de resto, nunca deixou de estar dividido.
Isto faz lembrar aquela família que tem um menino manco mas que desejaria que ele fosse atleta de alta competição...
Mas aquilo que, porventura, mais preocupa o douto Marcelo é ele ter de andar a comentar por mais 4 anos a vida pública nacional comandada por um PM chamado Sócrates. Ter de continuar a dar notas negativas aos seus correlegionários do PSD e notas positivas aos membros do Governo, sejam do PS ou a independentes nele integrado. Isto é que transtorna Marcelo.
Mas ainda existe um transtorno maior nas cogitações do comentarista: perante um PSD completamente esfrangalhado, com uma promessa há décadas que o é (Passos Coelho) e um estafadinho da vida público-desportiva (Santana) - o PSD começa, sériamente, a olhar para Marcelo como o "Cristo" que tem de descer à terra para meter o psd na ordem ou, pelo menos, num score eleitoral que não seja humilhante.
E é isso que marcelo não quer. Já bem basta ter de ir para a RTP fazer análise política que já pouca gente vê, mau seria ter de pegar naquele saco de gatos que é o psd, e com a memória que ele tem daquilo que foi a aliança com o cds-pp em 1997, defrontrar Sócrates em eleições e ser derrotado, e, depois, regressar novamente à análise com mais uma derrota política no pêlo.
Marcelo, consabidamente, é um homem tão ágil quanto inteligente. Nesse sentido, continuará a fazer as três coisinhas que ele gosta de fazer: nadar no mar do Guincho, continuar a sonhar com Belém e fazer comentário.
De facto, Marcelo faz falta.