domingo

Ferreira leite: a "mulher de vermelho" na Universidade de Verão em Castelo de Vide

Quando se designa a "Mulher de Vermelho" evoca-se um filme com uma interessante história que causa uma paixão desenfreada e muitas gargalhadas. É uma comédia que, por certo, já todos vimos. Agora, mas de sinal contrário, a "fantasma Ferreira leite" irá tentar fazer o mesmo na bonita terra de Castelo de Vide, no Alentejo.
Intervelando entre o silêncio e o desaparecimento súbito post-Guimarães, Ferreira Leite tentará recuperar todo o fôlego perdido desde a sua eleição no Congresso na cidade que fundou a nacionalidade de Portugal. Frustrada a possibilidade de brilhar no Pontal, entre o pó e a sardinha, é, doravante, a Universidade de Verão, na bonita terra de Castelo de Vide - que serve de reentré para a srª Leite mostrar o que vale - nessa sua já conhecida estratégia errante.
Errante e suicidária, na forma e no conteúdo. Vejamos algumas dessas derivas que ela terá como certas mas que, no fundo, são um rotundo fiasco, uma ruína antecipada:
1. Defender a suspensão do investimento em obras públicas no País, designadamente no aeroporto internacional de Lisboa, foi um erro crasso. Numa semana disse uma coisa e o seu contrário. Depois, lá veio o seu presidente da bancada parlamentar, Paulo Rangel, dizer que, afinal, apenas queria que o Governo lhe explicasse tudo (custos e benefícios) numa folha A4.
2. Depois, de forma original, resolveu dar luz verde para que os boys da organização da Universidade de Verão do psd convidassem o ex-Comissário português, António Vitorino a participar no evento. É óbvio que os "alunos" seleccionados com critério de representatividade agradecerão os conhecimentos que alí irão absorver. Mas se Ferreira leite pensou que assim enfiava uma lança em África, enganou-se rotundamente. Será António Vitorino e o PS (por tabela) - no seu conjunto - que enfiam essa lança no coração do psd e desta pífia liderança. Por uma razão simples: o que terá a srª Leite para dizer ao lado de Vitorino ou mesmo de Marcelo?! Certamente nada, mesmo que seja Pacheco a fazer-lhe o discurso, as usual...
3. Ainda António Vitorino... que será, seguramente, a principal mais-valia intelectual daquele evento de restauração de silêncios, arrependimentos, frustrações, psicoses e outras neuroses que já persegue o psd há uma década. É que a presença alí de AV dar-lhe-á uma aura e uma dimensão de "todo-o-terreno" que ele, de facto, não tem.
Desse modo, Vitorino:
a) Aparecerá aos olhos dos portugueses como uma espécie de salvador-de-fora, o bom samaritano que vai dar uma ajudinha ao convento (da Lapa) em convulsão;
b) Estando presente na Universidade de Verão de Castelo de Vide - AV planifica, mede, avalia e controla todas as pulsões que o psd de Ferreira Leite desencadear. Perceberá melhor do que ninguém os elementos fortes e fracos daquele "saco de gatos", o que o habilatará fazer o mapa das Legislativas de 2009. Por isso, aqui defendemos que a novidade daquele evento, de forma original - que coincide com a tremenda crise [estrutural] que não larga o psd, será o próprio António Vitorino.
  • O que não deixa de ser um contrasenso, pois sendo ele um homem de low-profile - acabará por ter ainda mais visibilidade do que Balsemão e Marcelo juntos na cobertura do evento pelos media. Isto decorrerá da própria natureza das coisas, ou seja, impôr-se-á até à própria vontade de António Vitorino - que apenas procurará debitar a sua leitura sobre esta nova Europa, com um Urso agressivo (que estava adormecido) chamado Rússia.
c) Ferreira Leite, pelo seu lado, também terá certamente o seu lugar no evento. Mas como a sua postura tem sido a do silêncio e do desaparecimento súbito - que intervala como a de porta-vox de Belém (leia-se, anunciar as preocupações de Cavaco em matéria de Estatuto dos Açores ao lado do veto à lei do Divórcio, só para citar dois exemplos) - é de crer, desta vez, que Leite irá a Castelo de Vide anunciar mais uma, duas ou três preocupações de Cavaco - pensando ela que colando-se a Belém extrai dividendos políticos que a ajudarão a derrotar Sócrates e, assim, sentar-se no cadeirão de S. Bento.
  • Tamanho erro: só com muita sorte Ferreira Leite irá a eleições contra Sócrates, pois o psd de Meneses, de Santana e até de Passos Coelho já se encontra em marcha a fim de reunir as 2500 assinaturas para agendar a questão da Regionalização e, assim, impô-la à agenda Leite, ao Governo e ao País.
De tudo resulta uma enorme gargalhada, semelhante aquelas que demos ao ver o filme A Mulher de Vermelho - que hoje Ferreira leite procurará representar numa das vilas mais belas de Portugal. Terrível contraste...
  • Colar-se a Cavaco é uma estratégia desastrosa;

  • Pedir a cabeça do MAI, Rui Pereira, denota uma tremenda irresponsabilidade política, e logo numa matéria vital como é a segurança. Cavalgar a onda do crime não paga e Roma também não financia traidores;

  • Questionar a política de investimentos públicos do Governo e do PS revelou-se esquizofrénica (entre o Não e o Sim numa semana). Parece que, afinal, concordava com o Governo, desde que este - reclamação de Paulo Rangel no hemiciclo da AR - forneça à Lapa os custos numa folha A4;

  • O vazio global e permanente que atravessa o cérebro de Ferreira leite denuncia também que a sua equipa de conselheiros e assessores vale tanto como vale hoje o dólar face ao Euro. Nem António Borges, um dos cem Vices-Pr. da Goldman Sachs - consegue fazer a diferença nesse vácuo global de ideias & projectos alternativos para Portugal. E quando vai para o pasquim de Belmiro, conhecido como o Público - escrever aquelas teorias exóticas acerca do desenvolvimento nacional - depara-se com a muralha do Baptista Bastos na folha do DN - que diz ao País que o homem nem escrever português sabe e revela um desconhecimento histórico preocupante. Chama-lhe O Génio dos Corredores (in DN, Link) para concluir o artigo que o PSD é uma ruína antecipada. Tudo isto me entristece, confesso.
    Enfim, tudo isto é lamentável. Nada aqui nos move contra a pessoa da srª drª Ferreira leite que, em rigor, deveria estar a exercer a suas merecidas habilitações de avózinha ou a fazer o bacalhau espiritual. E mesmo que ela pense "galgar" a cerca e "entalar" Sócrates pelo lado do debate do orçamento de Estado (próximo) para 2009 - também não terá melhor sorte, v.q., Socas já anunciou que a opção pela política económica do País para o ano se pautará pela contenção.
    Ferreira leite teria, certamente, muito para dar ao seu netinho (e até à gastronomia). A Portugal os portugueses ainda hoje se interrogam o que ela terá para oferecer. Outros, como eu, ainda se questionam como foi possível o Congresso de Guimarães preterir Passos Coelho para eleger a "mulher de vermelho". Ou seja, a "mulher-fantasma" - dado o seu desaparecimento súbito após o Congresso de Guimarães.
    Doravante, sobretudo para os mais irónicos, Ferreira Leite passará a participar nos números de ilusionismo de Luís de Matos e de David Coperfield, tais são as suas capacidades em fazer-se desaparecer sem que Portugal perceba bem qual o seu papel nesta comédia do PSD.
    Talvez para salvar a face em toda esta descida à ilusão e ao facilitismo, à incompetência política enquanto partido alternante no Poder, à ausência de ideias e de projectos - a direcção da Lapa tivesse convidado alguém que inspirasse credibilidade e confiança nos portugueses e em Portugal.
    Esse samaritano, que percebeu o que estava em jogo na vida debilitante do psd, tem nome e chama-se António Vitorino.
    Vejo o seu papel na Universidade de Verão do psd, em Castelo de Vide, um pouco como aquele homem que sabe, como um dia explicou Gabriel García Marques (Gabo), que um homem só deve olhar o outro de cima para baixo se for para o puxar para cima...
    Mais do que um acto políticamente calculado, o que AV vai fazer ao Alentejo é um gesto de solidariedade que sai fora do molde e, por isso, não encaixa em nenhuma tipificação política conhecida até ao momento. Facto que enriquece o nosso laboratório de ideias e valoriza o experimentalismo politico nacional.