sexta-feira

iPhones não Phones!!!

Ironicamente o IPhone é um aparelho com uma marca e um design sedutores. Qualquer zé-no-body se sente um pequeno CEO duma empresa com uma coisa daquela nas mãos, representando o seu papelinho na sociedade e identificando-se com algo que está acima dos utilizadores. Eis a história que Steve Jobs, ou qualquer outro espertalhão, contará ao mercado planetário formado por esse "zé-povinho global" - que hoje já não conhece fronteiras. Como a crise social é geral as pessoas tendem a convergir todas nos mesmos gostos e necessidades artificiais. Essa é a história que hoje se entrelaça com a cosmovisão das pessoas que compram esses produtos.
Ou seja, não é o aparelho em si nem o seu empresário que faz o marketing, mas os seus clientes. Steve Jobes e a sua equipa - contam uma parte da história e os clientes planetários contam o resto da mentira que falta - enganando-se a si próprios e aos seus amigos.
Por menos dinheiro as pessoas seriam mais felizes se lessem as "mentiras verdadeiras" que o poeta Fernando Pessoa nos legou no século passado. E por muito menos dinheiro...