terça-feira

Rui Pereira, MAI - e o Combate ao Crime em Portugal -

Rui Pereira está a ir bem no combate à pequena e média criminalidade. Em breve mais efectivos estarão nas ruas para prevenir e reprimir tipos específicos de crime, alterando a situação em que são cometidos, por forma a reduzir os ganhos dos delinquentes, aumentar-lhes os riscos, dificuldades e incertezas. Ou seja, o que a acção estruturada deste ministro está a fazer, apesar das dificuldades, é procurar impedir a passagem ao acto através da alteração dos dados do problema com que o potencial delinquente se confrontará antes de passar o Rubicão...
Relatório de Segurança Interna de 2008 inclui pela primeira vez medidas preventivas
01.03.2008 - 14h59 Lusa
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse hoje que, pela primeira vez, o Relatório Anual de Segurança Interna não se limitará a expor a situação do país em matéria de criminalidade, mas irá também apresentar medidas preventivas.
Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia comemorativa do Dia da Protecção Civil, que decorreu em Lisboa frente ao Mosteiro dos Jerónimos, Rui Pereira adiantou que este ano quer que o Relatório Anual de Segurança Interna "seja um marco de mudança", indo incluir, por isso, medidas "importantíssimas para mudar a realidade".
"Será um balanço com a apresentação de medidas porque nós queremos sempre associar a descrição da realidade com o que pensamos fazer para alterá-la", salientou. "Não somos apenas observadores ou estudiosos, somos responsáveis públicos por politicas públicas e queremos prestar um serviço cada vez maior aos cidadãos", adiantou o ministro, esclarecendo ainda que a data de apresentação do relatório na Assembleia da República será 15 de Abril, apesar de a sua conclusão estar prevista para até ao fim de mês de Março.
Rui Pereira não esclareceu, no entanto, que medidas preventivas irão ser apresentadas, mas garantiu que serão "medidas importantes e influentes na realidade para que o próximo ano e o ano em curso sejam ainda mais seguros".