quinta-feira

Um Mestre e quase Doutor em História lança um apelo algo inovador...

Image Hosted by ImageShack.us

Eu gostava de dizer a este quase doutor em História que não desanime e continue a lutar, mais tarde ou mais cedo encontrará uma função compatível com a sua vocação, formação e qualificações. Terá é de persistir sem nunca perder de vista duas linhas: a do horizonte e a do zenite. Pois quem lhe escreve é também um doutor em Ciências Sociais - e que sabe, de experiência feita, que a lógica dos partidos, enquanto máquinas partidárias, é tudo a mesma treta, os jotinhas de todos os partidos (apesar de jovens), comportam-se como velhos sabujos engrachando tudo aquilo que lhes garanta um lugar no aparelho.

Mais parecem gatos na praia à chegada dos pescadores, dirigem-se imediatamente para o chefe da traineira: primeiro querem ser assessores, depois deputados da nação, depois ambicionam ser qualquer outra coisinha, desde que a lógica seja sempre socialmente ascendente e, de preferência, a função tenha carro e motorista, que é isso, na cabecinha dessa gente, dá estatuto.

Mas quando se fala com eles percebe-se o que sabem, o que valem e para onde vão, e até donde vieram. Portanto, em matéria de partidos políticos estamos conversados, são máquinas que ora trituram, ora aproveitam as pessoas no quadro da conjuntura e da correlação de forças que, no momento, se estabelece.

Mas, na essência, essas multidões que se reunem em torno dos partidos, de todos eles, e não apenas do centrão com vocação de poder desde o post-25 de Abril, não passam de multidões de homens que não formam uma verdadeira comunidade, mas sim um campo aberto e sinuoso de poderes rivalizando entre si, como diria Eric Voegelin.

Numa palavra, diria a esse candidato a um emprego que retirasse a sua última linha (que só diminui o estatuto da História - área que professa) e continue a acreditar e a trabalhar naquilo que melhor sabe fazer, mais tarde ou mais o céu ficará azul.

Imagem picada aqui e aqui

E, já agora, devo dizer que achei verdadeiramente delicioso o leitmotiv deste blog - Reflexão de um cão com pulgas, cujo subtítulo segue infra:

Este estabelecimento tem matraquilhos e snukre, o café não é barato mas ofrecemos o açúcre