quinta-feira

Sócrates falou aos jornalistas durante a cerimónia de inauguração de um novo departamento de investigação da farmacêutica Bial

Sócrates satisfeito com números do crescimento
RTP
Sócrates falou aos jornalistas durante a cerimónia de inauguração de um novo departamento de investigação da farmacêutica Bial.
O primeiro-ministro reagiu com satisfação aos números do INE que apontam para um crescimento da economia de 1,9 por cento no ano passado. A Oposição em peso desvaloriza os dados e aconselha o Governo a olhar para questões como o “crescente número de desempregados”.
Para o primeiro-ministro, os dados sobre o crescimento português são uma "boa notícia" e revelam que "a Economia Portuguesa está no bom caminho", pelo que - sublinhou José Sócrates - "os portugueses devem compreender que valeu a pena o nosso esforço nos últimos três anos".
Segundo os números agora divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a Economia Portuguesa registou em 2007 um crescimento de 1,9 por cento, naquele que, a confirmarem-se estes cálculos provisórios agora publicados, se configurará como o melhor ritmo de crescimento anual desde o ano de 2001. [...]
Obs: De facto, Sócrates tem razão em ficar satisfeito com esta pequena evolução do comportamento económico, espelhando também o empresariado que temos e o povo que somos. Mas também poderia ter acrescentado que embora estando satisfeito, também se encontra inconformado, nem que fosse para dar um sinal de conforto aqueles milhares de licenciados desempregados que ainda andam à procura da "agulha no palheiro". Veremos se alguns deles encontram - até 2009.