terça-feira

Love Is In The Air (1978) - de John Paul Young - A divisão externa e interna no PSD - O regresso de Durão...

Consabidamente, Durão Barroso (o trânsfuga de Bruxelas) já está práticamente substituído na Comissão Europeia por Tony Blair, que reune o apoio de Sarkosy e de mais uns quantos líderes europeus influentes. De resto, de Barroso ficam uma ou duas ideias do seu reinado: repetir a palavra globalização e carregar com uma saca de farinha no Darfur perante as câmaras da CNN. Se assim é na frente externa, ou na frente europeia, na esfera doméstica o "acidente" ainda é maior: Meneses é um líder bairrista que se vê a braços com um partido habituado ao poder; Santana Lopes é um player habituado ao poder mas que não consegue ir além de liderar algumas facções dentro do PSD.
Para além disso, Santana está prematuramente velho, cansado e senil - como denunciou na última entrevista ao DN/TSF neste último Domingo. Neste descaminho gera-se uma perigosa hesitação, um tremendo impasse que frustra e desespera os militantes, simpatizantes e apoiantes do psd que querem voltar ao poder para ser influentes e ganhar os concursos públicos e, em bom português, "sentarem-se à manjedoura do OGE" (como diria Francisco Sousa Tavares de alguns militares...) para de lá extrair os habituais proveitos privados, as usual...
Neste quadro bastante problemático para o actual PSD, só resta uma solução: as bases do partido da Lapa importarem de novo o "Cherne de Bruxelas" (também conhecido pela "couve-flôr transmontana") e convencerem o dito maoista a pegar no partido para, em 2014, regressar de novo ao poder.
Até lá Meneses poderá voltar a fazer a sua politi(casinha) em Gaia, Lopes pedirá mais uma cunha ao seu amigo António Mexia da EDP, donde curto-cicuitará o país.
Ironias à parte, confesso que não vislumbro outro futuro para o actual psd... Por tudo isso, creio, portanto, que Love is in the air - entre Manela Ferreira Leite e Durão Barroso - esquecendo as mágoas do passado - a fim de concertar essa novel estratégia que já se começa a delinear no horizonte e no zenite entre os corredores aéreos de Lisboa e Bruxelas...
John Paul Young - Love Is In The Air (1978)