domingo

David Linch, o realizador que virou filósofo. Nota 10!!!

DL é um tipo inteligente, que diz coisas inteligentes, de forma inteligente num mundo estranho. Oxalá a srª ministra da 5 de Outubro o possa ouvir e meditar, com sorte também ela perceberá o papel da Filosofia na estimulação do raciocínio especulativo e na estruturação do pensamento - sem que daí resultem grandes especulações, como as que decorrem da Educação em Portugal. Esperemos que a senhora regresse rápidamente ao iscte para ensinar não se sabe bem o quê. Parece que é Sociologia... Ainda pior!!!
David Lynch destaca benefícios da meditação transcendental
Pela primeira vez em Portugal, o realizador norte-americano David Lynch foi homenageado na primeira edição do Festival de Cinema Europeu, no Estoril. Perante uma audiência de mais de 600 pessoas, o cineasta falou dos benefícios da meditação transcendental, uma técnica que segue há mais de três décadas.
( 23:16 / 17 de Novembro 07 )
Conhecido realizador de cinema, David Lynch tem igualmente outras facetas, como produtor, escritor, músico e seguidor de meditação transcendental há mais de 30 anos. Uma disciplina que considera pouco compreendida.
«Há tantos mal-entendidos sobre a meditação transcendental, pois pensam que é uma religião, mas não é. É uma técnica mental que abre a porta para o transcendente: nós próprios, a nossa mente, de onde nós vimos. Este campo unificador sempre existiu, não é de ninguém, é de todos», afirmou.
Perante uma assistência de mais de 600 pessoas, no estoril, o cineasta defendeu que a meditação transcendental pode trazer paz ao mundo, sublinhando que se trata de um «método positivo» dentro de cada um de nós para diminuir o sofrimento.
«Quanto mais transcendemos, mais conseguimos uma coerência mental e estamos a construir um novo nível de consciência, podendo realmente dizer-se adeus ao sofrimento», sublinhou.
Autor de um livro onde escreve sobre o impacto da meditação transcendental naquilo que cria, David Lynch falou de ideias, de fragmentos criativos que se tornam um todo mais tarde.
«No início, não endendo de imediato o que isto pode significar, mas conforme se vai revelando, então conseguimos a ideia e a sua tradução», disse.
Questionado sobre se Portugal já o inspirou, Lynch respondeu: «Não sei. Cheguei há uns dez minutos, mas os sítios falam mesmo connosco
David Lynch fundou há dois anos uma fundação para financiar pesquisas sobre os efeitos positivos da meditação transcendental. O realizador pretende ainda construir o que designa por «Palácios da Paz», sete ao todo, para a prática de técnicas avançadas desta disciplina.
Obs: Publique-se junto do maior número de pessoas, e animais também. Quando aqueles não o compreenderem talvez os animais...