quinta-feira

Narrativas desesperadas da República: o Poeta-Alegre, MMendes, Lopes e a troika de comunas esmagados pela história

NÃO, NÃO SÃO ESTRELAS DA 7ª ARTE: ELA É UMA EX-MINISTRA DE GUTERRES, ESPECIALISTA EM QUESTÕES DE SAÚDE E UMA DAMA MUITO SIMPÁTICA E AFÁVEL, UM CAFONÉ EM PESSOA; ELE NÃO É NENHUM CHEFE SICILIANO A DAR FORMAÇÃO EM SALA, NEM SEQUER UM AGENTE DO SIS A EXPIAR A CASA DE ALGUM CORRUPTO AFRICANO QUE DEMANDOU O ALGARVE PARA NÃO SER ASSASSINADO EM ÁFRICA, É APENAS O POETA ALEGRE, O GRANDE GUARDIÃO DA DEMOCRACIA, O MATADOR DO VELHO "BOTAS", O ARAUTA DA VERDADE E DA LIBERDADE, UM APÓSTOLO DE COISA-NENHUMA, ENFIM, UM NOSTÁLGICO DOS TEMPOS QUE AINDA PRECISA DE INVOCAR SALAZAR PARA AVISAR O PAÍS QUE AINDA EXISTE E RISCA. SOCAS RI-SE... COMO QUEM SE RI DOS TONTINHOS A PEDIR CIGARROS NOS SEMÁFOROS NA INTERSECÇÃO DA AV. DE ROMA COM A AV. DO BRASIL À SAÍDA DO JÚLIO DO MATOS.
APOSTO QUE SE ELE DEFINHASSE HOJE AMANHÃ A DEMOCRACIA ESTATELAVA-SE NAS ARCADAS DO TERREIRO DO PAÇO E ACABARIA POR IR RIO TEJO ABAIXO (ONDE O MARCELO DÁ MERGULHOS PARA CONVENCER OS OTÁRIOS A VOTAREM NELE.., QUE MISÉRIA!!) - ATÉ SE DISSOLVER NO ATLÂNTICO. MAS NAQUELES INTERVALOS DE LUCIDEZ NEM SEQUER POETA SABE SER, E É AÍ QUE NÃO PASSA DE MAIS UM JOGUETE NAS MÃOS DO VELHINHO PCP QUE CONTINUA A SER AQUILO QUE SEMPRE FOI: UTILIZANDO MÉTODOS CLANDESTINOS PENSANDO QUE O VELHO BOTAS AINDA ESTÁ VIVO E ESCONDIDO NUMA DISPENSA DE S. BENTO.
POIS PARA MIM O VERDADEIRO BOTAS AINDA ESTÁ VIVO, MAS HABITA A SOEIRO PEREIRA GOMES, E O RAPAZOLA BERNARDINO SOARES, QUE É UM IDIOTA POLÍTICO, AINDA NÃO CONSEGUIU PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS COREIAS: A DO SUL E A DO NORTE. AQUELA É DEMOCRÁTICA, ESTA NÃO PASSA DUMA DITADURA.
E SE O JUMENTO NESTE EDITORIAL TEM RAZÃO? COMO É QUE FICAM A REPÚBLICA E A DEMOCRACIA?? TODAS EMPENADAS, PROVAVELMENTE. QUANTO AO PAPEL DO MANUEL ALEGRE JÁ COMEÇA A ENJOAR, SERIA MAIS FÁCIL E CLARINHO QUE ELE ASSUMISSE QUE TEM UM PARTIS PRIS COM SÓCRATES - DE QUEM EM PRIVADO ATÉ DIZ PIOR DO QUE O TAL PROF. CHARRUA DIZ DO PM.
ALÉM DE QUE ALEGRE NÃO É O ÚNICO GURDIÃO DA DEMOCRACIA E DO RULE OF LAW EM PORTUGAL, O PONTO É QUE ELE QUER TER PALCO E SÓ O TEM QUANDO UMA QUALQUER "VACA DA ÍNDIA" (SAGRADA) SE METE À FRENTE DO COMBOIO SÓ PARA CONQUISTAR DOIS MINUTOS DE FAMA MEDIÁTICA.
AGORA SÓ FALTA A HELENA ROSETA FAZER UMA GREVE DE FOME À PORTA DA CML COM BASE NOS DESGRAÇADOS DOS SINDICATOS QUE, NESTE CASO, FORAM OPORTUNISTAS E LANÇARAM O ARDIL AOS "PAISANOS" E DEPOIS CAPITALIZARAM EM TODA A LINHA PARA "LIXAR" O GOVERNO - NA LINHA, ALIÁS, DO CASO DREN (ONDE O GOVERNO PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE SE MORALIZAR E AFASTAR AQUELA IDIOTA QUE POR LÁ FICOU).
MAS SE AS INVESTIGAÇÕES APURAREM TUDO QUANTO HOUVER A APURAR AINDA SE DESCOBRE A PERFÍDIA DOS SINDICATOS E DOS DOIS OU TRÊS SINDICALISTAS COMUNAS QUE MONTARAM ESTA MAROSCA APENAS COM O INTUÍTO DE DESGATAR SÓCRATES.
E, SEM QUERER, O DESGRAÇADINHO DO POETA-ALEGRE ATÉ É CAPAZ DE ESTAR A SER MANIPULADO POR DOIS OU TRÊS AGENTS DA SOEIRO PEREIRA GOMES ESPECIALISTAS NAQUILO QUE SABEM FAZER MELHOR E PARA QUE FORAM TREINADOS DURANTE MEIO SÉCULO DE DITADURA: AGI-PROP.
Abuso de poder ou cilada?
A confirmarem-se os acontecimentos da Covilhã tal como os sindicatos têm contado são muito graves, tratar-se-á de um grave atentado aos mais elementares valores da democracia. Só que pelo que li na comunicação social há coisas que não batem certo, por isso, ao contrário do que sucedeu na DREN, tenho evitado tomar posição, como se diz na gíria não gosto nada de “ser comido por parvo”.
Anda por aí quem nos queira convencer que Salazar ressuscitou em São Bento e este incidente veio em tão boa altura que se pode dizer que “quando a esmola é grande até o pobre desconfia”.Pelas notícias parece que houve um assalto policial a um sindicato, que um batalhão policial tomou de assalto ao edifício do sindicato, encostou a sindicalista à parede e com recurso à ameaça das armas a forçou a entregar os segredos do sindicato.
Mas parece que não foi assim que sucedeu, os polícias entraram sem oposição, os papeis que receberam não são propriamente os arquivos secretos do sindicato e a sindicalista deu-os sem ter sofrido um arranhão.Não acredito que um governante deste país tivesse a iniciativa de mandar polícias a um sindicato e mesmo que tal sucedesse estou convencido de que a maioria dos polícias se recusariam a fazer o frete, pois conhecem muito bem as regras que se aplicam.
Qualquer polícia sabe em que condições se pode invadir um domicílio ou proceder a uma busca domiciliária e tanto quanto sei os agentes da PSP não recebem formação para polícia política.
Com base nos elementos disponíveis estou mais virado para a hipótese de uma cilada oportunista, os polícias ficaram a saber que no relacionamento com os sindicatos ou quaisquer outras organizações as coisas devem processar-se em termos formais, sem ingenuidades nem voluntarismos.Se houve mesmo abuso policial o governo deve assumir as consequências e proceder à demissão de todos os responsáveis envolvidos.
Mas se estivermos perante um gesto oportunista também espero que os que se apressaram a fazer o aproveitamento político assumam as responsabilidades. A democracia demasiado valiosa para não ser respeitada por quem governa ou para ser gozada por quem sonha com ditaduras maravilhosas.

Uma secretária dos céus, quer dizer, uma hospedeira amiga fez-me saber que MMendes foi avistado na Jamaica acompanhado por duas senhoras loiras (ambas falsas) e por um tal "Guedes" que procurava escapar-se à objectiva. Dizem que foram os quatro de férias e a agenda, nas palavras de Meneses, é privada. Respeite-se, pois, a agenda... Mas para mim aquilo não passa dos taipais do hemiciclo... Também isto é hiper-realidade, uma noção que aqui credito à memória do filósofo francês Jean Baudrillard falecido em Abril e que bem podia ter vivido mais uns anos. Mas deus por vezes é um grande filho do... poeta-alegre.

Santana a pedir uma bica se faz favor. Parece que agora a sua perdição é o Parlamento, apesar de achar que ele é capaz de se aguentar tanto tempo por lá como o escritor Vasco Pulido Valente. Mas enfim, foi a fórmula que ele melhor encontrou para lançar uma OPA-política ao Meneses quando este cair em desgraça à boca das legislativas de 2009. Mas Pulido Valente, ao menos, ainda sabe pensar e escrever. Apesar de falhar imensas vezes nos seus facciosos vaticínios. Até porque fazer análise política como quem tece uma narrativa história é não conseguir antecipar uma só linha de futuro, e o Vasco só sabe pensar com base na história. Se acreditasse em bruxaria e me convencesse a ir ao "bruxo" o Vasco seria o último profeta a quem me dirigiria para conhecer o meu futuro. Provavelmente, ele falar-me-ía de história enquanto eu estaria preocupado com as linhas de futuro...

OS INADAPTADOS

Uma troika de dinossauros à porta da história esmagados pelo Muro de Berlim, estupefactos pelo peso que a Liberdade representou no mundo comunista post-II Guerra-Mundial, que depois de 1989 - com as revoluções de veludo - cilindrou o comunismo soviético cujo modelo esta gente seguiu.

O idiota Bernardo de teoria política sabe zero, ainda vegeta na teoria da soberania limitada do Bresnieve; o Jerónimo ainda pensa que está a calaftar os cascos de um navio da Lisnave; e o Filipe tenta morder uma mosca à dentada depois de ela já lhe ter entrado entrado no esófago e ter dado duas voltas ao intestino grosso.

Coitados, os três somados não batiam nos calcanhares do falecido Luís de Sá, um verdadeiro comunista, um autentico reformador, alguém que se estivesse vivo já teria modernizado essa estrutura anquilosada da sociedade portuguesa que é o pcp, o partido mais retrógrado do mundo. Mas também aqui deus comportou-se com uma grande e distraído sacana. Se ele existe está lixado, um dia alguém ainda o encosta à parede e lhe pede contas, aqui, na Terra.

Enfim, mais uma narrativa desesperada da República. Tudo num dia em o governo e Sócrates apresentaram boas notícias económicas, seja em matéria de défice público, seja em matéria de previsões económicas. Veremos se as reservas do FMI não se confirmam, e para o ano quer os funcionários públicos quer os portugueses em geral - não perdem poder de compra, o investimento público dispara, o emprego e a riqueza crescem, as exportações também, e, por fim, o consumo das famílias começa a ser melhor dirigido.

E, já agora, que os níveis de poupança também aumentem, pois um país que não aforra é um país falido, que gera uma banca sem capital para emprestar aos empresários que pretendem investir. E sem investimento...