quarta-feira

Eixo Norte-Sul fica hoje completo. Uma excelente notícia para os portugueses

Vinte anos depois da primeira pedra, fica hoje concluído o eixo Norte-Sul. O último troço, entre o Lumiar e a CRIL, a Circular Regional Interna de Lisboa, vai ser inaugurado esta quarta-feira.
São quatro quilómetros e trezentos metros a estrear. Deverá ser possível descongestionar os acessos do IC-22, A-1, A-8 e Estrada Nacional 8, vias, que se crê, responsáveis pela entrada de 200 mil automóveis em Lisboa todos os dias.
A conclusão do Eixo Norte-Sul, que começa após a ponte 25 de Abril, deverá desviar trânsito que actualmente tinha de passar pela segunda circular. Acredita-se que quando a CRIL for também concluída, será possível aliviar a Segunda Circular de quase quarenta por cento de trânsito.
Obs: Esta é uma excelente notícia para os portugueses e a sua qualidade de vida. O facto de o governo e a autarquia de lisboeta inaugurarem este Eixo a dois anos de eleições significa, entre outras coisas, que os agentes políticos neste momento em funções em Portugal não governam para as sondagens, mas para os portugueses, o que é uma nota de crédito a seu favor - e os automobilistas que passavam horas e horas na 2ª Circular a ver os aviões passar têm agora uma alternativa que permite ultrapassar os velhos contrangimentos.
Agora só falta "empurrar" o aeroporto da Portela para Alcochete ou a OTA (ou outra localidade tida por mais conveniente) a fim de viabilizar duas coisas: aumentar a segurança em matéria de transportes aéreos e, ao mesmo, tempo, criar um novo aeroporto internacional de Lisboa que também alavancará a lógica dos investimentos públicos em Portugal (de par com o TGV), se essa for a opção estratégica de desenvolvimento de Portugal para os próximos anos.