quinta-feira

Evocação de Tarzan Taborda: um Herói esquecido. Este ao menos sabia socar

Nota prévia do Macro: a única vantagem de ter visto parte da entrevista de Socolari à dona Judite na rtp foi, de facto, ter-me evocado (através daquele soco gorado) esse herói esquecido que foi o Tarzan Taborda. Façamos justiça ao homem que morreu em 2005, que teve um CV impressionante na sua arte. Por isso, agradeço aqui ao treinador da selecção nacional ter feito o que fez, que me permitiu estabelecer esta associação mental.
Tarzan Taborda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Albano Taborda Curto s Esteves (27 de Maio de 1935 9 de Setembro de 2005), mais conhecido por Tarzan Taborda, era natural de Aldeia do Bispo, Penamacor, no distrito de Castelo Branco.
Tarzan Taborda foi um lutador de wrestling, tendo sido cinco vezes campeão Mundial e quatro vezes campeão Europeu de wrestling. Taborda também foi bailarino no Lido de Paris e duplo em Hollywood, tendo contracenado com Brigitte Bardot, Alain Delon, John Wayne e Robert Mitchum.
Taborda começou a sua carreira em Angola ao lado de nomes como Lobo da Costa e Leandro Ferreira (este último foi um conceituado andebolista da altura, sendo o melhor marcador no Sporting de Luanda).
Lutou em mais de 4 mil combates sem nunca ter perdido um único, tornando-se campeão Europeu 4 vezes e campeão Mundial outras 5, como referido anteriormente. Lutou também no Médio Oriente, em países como o Iraque, onde chegou a actuar em Bagdad para Saddam Hussein. Competiu até 1981.
Escreveu um livro com o ilustre Tiago Taborda (lutador de todos os tempos) e Pedro Chang Yan "Como Prolongar a Vida com Força, Saúde e Beleza".
Faleceu em 9 de Setembro de 2005 com 78 anos, vítima de ataque cardíaco
Tarzan Taborda
Tarzan Taborda: Herói Esquecido