quarta-feira

Descubra as diferenças entre Mitchell e Al Sahaf, ministro da Propaganda de Saddam

18.09.2007 - 13h05 PUBLICO.PT
O novo porta-voz dos McCann, Clarence Mitchell, declarou esta manhã que a suspeita de envolvimento do casal na morte de Madeleine "é tão inacreditável quanto disparatada" e que, "se não fosse tão grave, daria vontade de rir".
"Sugerir que eles possam ter magoado a Madeleine, acidentalmente ou não, é tão inacreditável quanto disparato. E, se não fosse tão grave, daria vontade de rir", disse o ex-assessor do gabinete do primeiro-ministro britânico numa declaração lida ao lado de Gerry e Kate McCann, à entrada da residência do casal, em Rohtley. [...]

Obs: Salvaguardadas as devidas distâncias entre Mitchel e Al Sahaf, quero crer que nem aquele deveria embandeirar em arco - só porque é amigo da família, e os MaCann amigos do Gordon "Castanho" trabalhista, nem este lé-lé da cuca do Al Sahaf deveria ter sido levado a sério na guerra de informação desenvolvida na guerra do Iraque, mas que teve um duplo propósito: animar as hostes e alimentar o anedotário planetário. O mundo agradeceu. O que é triste é que quer num caso (Guerra do Iraque) quer noutro (desaparecimento de Mady) há mortos, pelo menos enquanto Madeleine não apareça...
Ora o sr. Clarence Mitchel tem experiência em comunicação, e não conhecendo todas as informações que estão na posse da PJ não se deveria comportar com um alarve da subjectividade e da parcialidade que, pelo facto de ser amigo do amigo - tal não deveria dar-lhe o direito de com isso pretender ridicularizar um conjunto de indícios que até um ceguinho valorizaria no campo da investigação em curso.
Portanto, entre Clarence e Al Sahaf a simetria é tremenda: ambos são usurpadores de "informação", ambos são partis pris, e bem sabemos que juiz em causa própria é sempre algo que deveremos afastar. A não ser que o objectivo do governo do RU seja o de substituir-se à PJ, condicionando-se a ponto de fazer crer ao mundo que os cabelos de Mady encontrados no sítio do pneu sobresselente da viatura alugada pelos pais da menina desaparecida integram a cabeleira da Madre Teresa de Calcutá.
Ora daqui permito-me perguntar ao Sr. Clarence Mitchel (que já deve ter nascido parvo) se - na sequênca dos resultados da treta do Benfica - pensa vir a ser o novo treinador do afanado Club da Luz!?
PS: Qualquer dia mudo de Club...