quarta-feira

Crise mundial no crédito imobiliário

Foto é da n/ responsabilidade
Crise mundial no crédito imobiliário (in DE)
2007-08-20 20:30
Especial crise na banca internacional.
A crise no mercado de crédito hipotecário nos Estados Unidos está a afectar os mercados mundiais, tendo já levado o Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal (Fed) a efectuarem injecções de capital com o objectivo de evitar o colapso deste mercado e para responder à instabilidade causada pela crise. O Diário Económico reúne neste especial todos os acontecimentos relevantes
.
Obs: Seria muito interessante, en passent, que se descobrisse um sucedâneo para o petróleo e outro para obviar o terrorismo em rede - tudo razões, a somar à da crise do crédito imobiliário com epicentro nos EUA (e que parece ter algum efeito de contágio com estragos na Europa) - que hoje ajudam a explicar o equilíbrio de incerteza em que todos vegetamos.
Os privados e pequenos aforradores levantam os seus fundos compostos de obrigações e acções, os bancos entram em guerra entre si para reter essa gente, outra perde dinheiro de forma impotente, a banca veicula ainda mais incerteza e informação turva, o BCE (liderado por Jean Claude-Trichet) e o Fed norte-americano procuram ser os guardiões do templo mas são manifestamente impotentes ante uma desregulação monstruosa.
Resta-nos rezar, guardar o dinheiro debaixo do colchão e pedir a Deus que não haja nenhum incêndio lá no prédio. O mundo está perigoso e a mudança brusca dos movimentos de capitais podem indiciar algo que não é própriamente uma calma tarde de sol no Guincho.