segunda-feira

Notas Soltas de António Vitorino - com um cheirinho a Triplo Salto de "kangurú" dado por Nelson Évora. O herói do momento

Foto Macroscópio - que reflecte bem as "rasterinhas" jornalísticas que Judite prega a AV - e a que este dá a volta, sai por cima e baralha de novo.
António Vitorino tem tanta sorte que assim que regressa de férias e arranca com o Notas Soltas tem logo uma excelente notícia desportiva para dar, com a medalha d' ouro conquistada pelo triplo salto de kangurú de Nelson Évora. É claro que AV fazia votos para que esse efeito positivo se contagiasse ao governo, à sociedade e à dinâmica que tem faltado em Portugal entre a iniciativa privada dos cidadãos. Digamos que foi ao mesmo tempo um elogio de mérito ao Nelson fugindo-lhe, também, o pensamento para a verdade em relação ao escasso desenvolvimento que ainda tolhe o País. Ou seja, o Nelson terá ainda de dar um salto maior.., e nós com ele. Fica o aviso para Socas.
Depois vieram os vetos de Belém e as relações com S. Bento (revelando que o checks & balances funciona), e aqui apenas destaco o veto ao diploma que regula a actividade jornalística, que o governo agora terá de alterar e conformar-se com uma posição mais tolerante e menos interventora no sector. Porque uma coisa é a ríspidez por vezes petulante do sociólogo do Norte e ministro da pasta, cujo nome agora me escapa, outra bem diferente deverá ser a posição do governo em relação ao sector dos media em geral. Fez bem Cavaco em ter vetado o diploma, e melhor Vitorino em ter assim opinado.
O que prova que o analista, apesar de ser da área do governo em funções, não faz fretes ao PM como, não raro, vemos Marcelo fazer relativamente a MMendes, na esperança vã - de que este um dia se sente no cadeirão de S. Bento. Nem levado ao colo por Cavaco, quanto mai por Marcelo que, consoante o estado do tempo e as indicações meterológicas, muda de opinião.
Sinalizo mais uma curta em relação ao PsD: entre a continuidade das políticas de oposição mais credíveis e a manipulação das emoções de pendor populista encabeçadas por L.F.Meneses, AV votaria naquela proposta. E eu digo: por este apoio de peso é que MMendes não esperava em vésperas de congresso. Já ganhou o dia, até porque vale mais este apoio de AV (mesmo sendo do PS) do que o apoio explícito de Marcelo (sendo do PSD).
Portanto, António Vitorino sabe bem o que pensa e o que diz, pois acabou de "votar" (ainda que indirectamente, apesar das rasteirinhas de Judite) em MMendes, que ganhará sem dúvida as directas, e ganhando-as será o candidato a PM contra Sócrates nas eleições legislativas de 2009. E se Sócrates não cometer muitos erros tal significa que teremos novamente Sócrates em S. Bento por mais 4 anos (restando saber se com maioria absoluta se relativa) com a S. Caetano à Lapa em busca de novo líder daqui por dois anos.
Diria a rematar: mas que grande amigo MMendes ganhou no Notas Soltas de hoje à noite, dia de medalha d´ouro de Nelson Évora, que acabou por balizar a notícia do dia ante a romaria em que já se converteram as toscas assembleias gerais do BCP (mais para mostrar o novo look de Big Joe Berardo e os últimos modelos da Mercedes) do que para normalizar a vida da instituição. BCP que qualquer dia é opado por um banco que queira rapidamente fazer mais valias.
PS: MMendes não se pode queixar por mais este apoio de peso, até porque António Vitorino não é candidato à liderança do PSD. Para quem tivesse dúvidas...
Mas, em nosso entender deveria - em nome dos elevados interesses do País, ante a erosão e desilusão que campeia no PSD.
PS1: Estamos a pensar enviar a foto supra para Cannes para o melhor prémio de fotografia ou doutra rúbrica. Talvez "análise".