segunda-feira

Alcochete International Oasis Airport

É sabido que o governo flectiu posições sobre a obsessão da Ota e, sob alguma pressão de Belém e da opinião pública que Cavaco oportunamente soube interpretar - corporizando já um pesado descontentamento social - a bateria da decisão, sob os estudos coordenados por Augusto Mateus, apontam agora baterias para a possibilidade de o novel aeroporto internacional se localizar em Alcochete, para desgraça de M. Lino - que já deve andar com toneladas de cefaleias nos parietais. Uma boa notícia, ante o charco da gibóia, perdão, dos solos anfíbios da Ota.
Contudo, há aqui um problema simultaneamente de percepções e operacional e logístico, é que Alcochete ao pé da margem Sul clássica (leia-se, Poceirão e RF...) é um mosquito, vai daí a doutrina governamental ainda desconhecer como irá catalogar o espaço envolvente objecto de intervenção para o aeroporto. Mas enquanto o Manel Pinho não debita mais uma bujarda (para ser à vez e poupar um pouco Mário Lino..) - nós avançamos aqui - em alternativa à teoria do "Deserto" de Mário Belarmino - a teoria do Oásis - pedida de empréstimo a Braga de Macedo, ex-ministro das Finanças de Cavaco - também conhecido pelo adiantado mental - tamanha a sua inteligência, prospectiva e talento.
Oxalá Alcochete se converta num Oásis, pelo menos, e eu que não sou especialista em indústria aviónica nem em geometria de ventanias, em Alcochete parece-me não existir uma orografia montanhosa que obrigue os aviões a fazer alguma gincana aérea para aterrar ou a andar aos pares como pombas brancas em época de acasalamento; depois, Alcochete também me parece oferecer um espaço aberto mais amplo facultando mais corredores aéreos aos pilotos que lá em cima não dispõem nem de valetas nem de oficinas.
Tudo isto prefigura um condição estratégica ideal para construir o aeroporto na margem Sul, e é essa geo-condição excepcional que aqui denominamos de teoria do Oásis - por reporte ao novel Aeroporto Internacional de Alcochete.
Veremos agora se Manel Pinho, que já deve andar a ferver, não vem dizer que entre as Portas de Benfica, o cruzamento da Buraca e a Amadora (antiga Quinta da Porcalhota) não existirá um hinterland muito jeitoso capaz de oferecer condições ainda mais atractivas quer à Ota quer a Alcochete...
Veremos, porque the show must go on...
PS: Dedicamos este post a todos aqueles pilotos que não gostam de fazer rallie nos céus - para segurança dos passageiros, bem entendido!!!