quarta-feira

Robert Zoellick é o novo presidente do Banco Mundial

O novel presidente do Banco Mundial (BM)
29.05.2007 - 23h11 O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, escolheu Robert Zoellick, ex-representante dos EUA para o comércio, para novo presidente do Banco Mundial, em substituição do demissionário Paul Wolfowitz, disse hoje um alto-funcionário citado pela Reuters. (...) Como primeiro representante comercial do Presidente Bush, Zoellick, 53 anos, ajudou a lançar a ronda de Doha de negociações comerciais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Mais tarde foi subsecretário de Estado e tornou-se o rosto da administração americana para a política sobre a China e o Darfur. Deixou o Governo no ano passado para ingressar no banco de investimento Goldman Sachs. A experiência de Zoellick no sector financeiro e na diplomacia “conferem-lhe uma preparação única para enfrentar este desafio”.
  • Obs: Achamos que foi uma boa escolha, nem sempre g.w.Bush é falho a decidir, sobretudo quando não é ele a encontrar o nome para o lugar. Ainda pensei que MMendes tivesse o desplante de ir a Bruxelas pedir ao Durão Barroso para que este intercedesse junto de Bush para promover o nome de Manela Ferreira Leite ao cargo de presidente do BM. Um pouco como fez durão barroso quando se andou a vender na Europa junto dos demais PM para preencher o cargo que hoje ocupa e que deveria ter sido preenchido, por razões de reconhecido mérito e competência, pelo ex-Comissário António Vitorino.
    Ps: Sugerimos aqui a R. Zoellick que não cometa aos mesmos erros que Paul Wolfowitz, e se arranjar uma amante não arranje nenhuma avantesma suburbuna que fique cara ao erário público e onere os contribuintes.