quinta-feira

A Helena roseta: uma mulher que toca stradivarius entre o Rato e a S. Caetano à Lapa

Sempre que vejo a Helena roseta aparecer na tv lembro-me sempre de catástrofes ambientais, vendavais, focas a morrer à boca dos tubarões sanguinários, pontes a cair e de fetos a serem espelidos a grande velocidade. Um trauma em turbulência. Sim, de fetos ainda ensanguentados coloridos pelos discursos de Helena - que se desenrasca muito bem no verbo para vender o peixe que quer: o peixe da cidadania, o peixe da independência, o peixe da isenção, o peixe da capacidade de resolução dos problemas da cidade, do seu arquitecturismo maduro, etc, etc. Ela é do PS, do PsD, está fora e mete-se dentro, vai a todos como uma boa lançadora de rede, mas no final não apanha nada e fica plasmada de ser aquilo que ela verdadeiramente é: uma trânsfuga com uma ambição maior do que ela numa variância de 2ª linha importada de Durão barroso (o maoista capitalista bruxelense), uma ecofundamentalista que dramatiza para ver se calha e se impõe de modo agri-doce. Aqui há uns anos vi bem a forma como ela estacionou o carro no Bairro Alto, vi o que ela fez ao passeio e verifiquei que é o mesmo que ela faz à política. F.... o passeio todo.
Confesso que sempre que vejo a helena lembro-me sempre do passeio escavacado do Bairro Alto. Por outro lado, nunca sei se é em nome do ps, do poeta M.Alegre, de MMendes, dela própria que fala. Nem nunca se sabe com quem é que a senhora está casada, o que pouco ou nada interessa, excepto se cada um for de partido distinto que rivaliza a cadeira do poder à vez. Umas vezes vai com o psd, outra deita-se com o ps. Eis o estilo helena. Até poderia lançar uma marca de perfume multicheiro ou de cuecas elástica de multi-tamanho...
Mas vendo bem a coisa - a boa da helena faz aquilo que 3 milhões de tugas que votam fazem, os mesmos que decidem do centrão em Portugal. Mas creio que a helena daria uma boa vereadora do João Soares. Quanto ao pelouro é que estou indeciso, mas talvez se arranjasse algo entre o pelouro da necessidade canina e o do vira-casaquismo político.
Hoje, creio já que nem ela se leva a sério. Do que ela gosta mesmo é de aparecer na tv a dramatizar qualquer papel. Daria uma boa actriz (de teatro, porque de política..).
Só uma questão: quem é Helena roseta?