quarta-feira

Truques para não petiscar durante o dia

2007/02/27 22:15 Marta Sofia Ferreira
Conheça a dieta que o enche de energia e ajuda a emagrecer. Não é a descoberta da pólvora mas é uma nova forma de regrar a sua alimentação de forma a sentir-se com energia o dia inteiro e ainda conseguir perder uns quilinhos. Para tal, só tem de adoptar uma alimentação com baixo nível glicémico.
A forma como determinados alimentos fazem subir os níveis de açúcar no sangue é determinada através da avaliação do Índice Glicémico (IG). «Se ingerir um alimento com IG elevado (como pão branco, refrigerantes, açúcar, batatas fritas), promove uma explosão de energia, elevando os níveis de açúcar no sangue de forma violenta. Mas essa sensação de energia desaparece muito rapidamente e a sensação de estar saciado também», explica ao PortugalDiário o nutricionista Pedro Graça.
Se optar por ingerir alimentos de IG mais baixo (como fruta, leguminosas, alimentos com fibra), «a entrada da glicose no sangue é mais lenta. Os níveis de açúcar sobem a um ritmo mais lento e são mais duradouros, prolongando a sensação de saciedade e retardando o aparecimento de fome e falta de energia», diz o clínico.
Assim, ao optar por frutas, legumes e alimentos com fibras, consegue «evitar estar constantemente a petiscar e, consequentemente, a ganhar peso».
E «não são preciso fazer muitas mudanças na alimentação», diz o nutricionista. «Basta, por exemplo, numa sopa, usar grão e feijão em vez de batata. Já é suficiente para o IG ser mais baixo».
Tornar o café mais eficaz Quando a meio da manhã ou logo a seguir ao almoço, começa a sentir aquela «quebra» de sono, normalmente a solução é um cafezinho. Mas engane-se: o efeito pode ser quase instantâneo, porque a rápida subida de açúcar no sangue provoca-lhe uma explosão energia. Mas já reparou que, muitas vezes, passada meia hora o cansaço volta a apoderar-se de si?
O truque para fazer com que o café se torne mais eficaz é «comer uma tosta integral ou outro qualquer alimento com IG baixo, que faz com que a entrada do açúcar do café na corrente sanguínea seja mais lenta, prolongando o efeito do café», explica o nutricionista.
Outros benefícios de uma alimentação com baixo IG
Com este tipo de alimentação, «pode-se ainda reduzir o risco de diabetes, ajudar a controlar o colesterol e evitar as doenças cardiovasculares», explica o nutricionista Pedro Graça. «Este conceito não é novo, já vem da década de 80. Não é a descoberta da pólvora, mas é uma nova forma de encarar a alimentação, sem ser, por exemplo, através do controlo de calorias. E só agora os clínicos começaram a perceber a importância do IG e a aconselharem este tipo de alimentação».
  • Obs: como é que isto se aplicaria ao governo...