quinta-feira

Jorge Xavier - um Homem de Carnaxide -

Jorge Xavier é angolano e tem entre 32 e 39 anos, mas sabe que nasceu a 8 de Janeiro, embora não possa precisar o ano de nascimento. É um homem pacato, dócil e extremamente educado, sempre pronto a ajudar quem precisa. Vive na companhia exagerada da uva (em estado liquido), dorme onde calha - ao sol, ao frio e à chuva. Não será difícil perceber que não vive num duplex ou numa vivenda e não tem projecto de vida.

Zigue-zagueia um pouco, o que é normal, atendendo à ingestão exagerada do sub-produto da uva que o mantém quente e protege do frio do Inverno. Veio de Angola de avião com o padrinho faz tempo. Hoje, Angola pouco ou nada lhe diz, o padrinho nunca mais o viu.

Fiz-lhe uma pergunta entre o estúpido e o primário para lhe apalpar o pulso:

- P: Se fosses rico o que farias?

- R: "Ajudava umas pessoas qu'eu cá sei, e depois ajudava-me a mim."

Confesso que fiquei a admirá-lo ainda mais. Se publico aqui estes instantes é porque, em primeiro lugar, obtive dele a sua autorização; depois porque seria útil que esta situação, de todos conhecida, uma vez que o Jorge Xavier é tão conhecido em Carnaxide como Isaltino Morais (IM) em Oeiras - chegasse aos serviços sociais da autarquia de Oeiras, quiça mesmo ao edil - que, o ano passado, em contexto eleitoral, até me chegou a responder na imprensa a um artigo que eu próprio tinha escrito, com fair-play, diga-se de passagem. Ausência de fair-play é o facto de certos livros não entrarem em certas livrarias, mas este não é o momento adequado para o explicitar.

Estou em crer, apesar de não ter votado IM nem apoiado a sua candidatura - que irá olhar para este caso e dar-lhe alguma atenção social. Pois não quero crer que os natais só são importantes quando coincidem com natais eleitorais, e até é sabido que o edil é um homem com sensibilidade social para cuidar destes e de outros casos que desconheço no Concelho de Oeiras.

Julgo que não seria difícil encontrar uma finalidade social para este homem em busca de projecto e de integração social. Oeiras já é exemplo em tanta coisa, também poderia ser sensível a este tipo de situação.

Por último, Jorge Xavier gosta tanto de Eusébio e de Pelé que não conseguiu eleger o melhor. Jorge Xavier já é uma personalidade do Macroscópio - e quem o quiser contactar basta ir a Carnaxide que o encontra de certeza. Anda sempre por aí...
Se virmos bem Xavier é tão parecido com Kofi Annan que até podia confundi-los.