quarta-feira

Filosofia-Jedi: o começo do início...

Quem não se lembra dos filmes Guerra nas Estrelas, uma novela espacial de George Lucas. Já aí um dos personagens principais exprime uma ansiedade básica de cariz filosófico: a de se questionar, e os questionamentos por vezes decorrem dos deslumbramentos, outras vezes das dúvidas e, não raro, da mais pura estupidez. E é assim que ficamos vezes sem conta com olhos pregados ao céu esperando que de lá venha alguma estrela com uma legenda em letras garrafais explicando a origem do universo e a razão de ser homem e da sua missão na terra. O Jedi era assim como que um modelo de inspiração, corajoso, leal, justo e misericordioso e cheio de endurance, já que também era um exímio lutador. Para um Jedi, a honra estava ligada à função de um cavaleiro, conforme o Código Jedi. Ora uma das mensagens de Lucas era, creio, fazer despertar o Jedi "interior" em cada um de nós. Um esforço que já todos aqueles "monstros" do pensamento grego há mais de 2000 anos haviam desenvolvido, até com os pré-socráticos - aperfeiçoando e partilhando esse legado através das História das Ideias políticas, sociais e filosóficas. Abro aqui um parentesis para dizer que o sr. dr. P.Portas quando era docente na Univ. Moderna prometera a realização duma História das Ideias Políticas, e hoje ao ver de raspão as suas intervenções cheio de "ouça" para lá e "ouça" para cá - utilizando abusivamente a fórmula "eu penso, eu acho, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu" - fiquei a saber que ele, além de se levar demasiado a sério, com aqueles sorrisinhos cínicos para a câmara - num gesto ainda mais beginner do que a ministra da Educação - é muito amigo do seu amigo - Nobre Guedes, já se vê - e do abel Pinhei$o... Aquilo mais parecia uma absolvição pública dos seus amigos, compadres e comadres através do canal do seu amigo Pito Balsemão. Se aquilo é comentário político imparcial então eu sou o Bill Gates... Com tanta pose de Estado num canal privado pergunto-me se aquilo já não pretende ser um órgão de soberania da estação de Carnaxide. Fecho o parêntesis para não estragar o artigo e nem isto tem nada a ver com filosofia, mas sim com filosofices. De facto, Portas não desiste de fazer política através dos media, é nisso que ele aposta. Marcelo, ao menos, é mais discreto, e agora até já tem um blogue de papel no semanário Sol... Também aqui é pioneiro, embora mais ninguém no mundo tenha um blogue em suporte-papel. Mas, dizia, o Jedi procurava recriar no telespectador uma luz interior. E é essa luz interior, por mais primária que seja, que está na origem dos primeiros questionamentos do homem. Desde logo, porque razão sucedem coisas ruins na terra, afectando os homens e as mulheres. Seguramente que não é (só) por causa de Sócrates, seria injusto afirmar o contrário. Nunca chegaremos a saber se, de facto, o universo é regido por algum ser todo-poderoso e de bondade absoluta? Se sim, porque razão as coisas não correm bem, conforme o plano?!! Ora se esse ser-poderoso existe e tem uma bondade absoluta terá também o controle de todas as coisas - até sobre Sócrates, Cavaco, Bruxelas, States, wherever... - nesse caso, por ordem lógica das coisas lineares, as pessoas boas seriam recompensadas por agir bem e pela sua virtude, e as pessoas más seriam punidas pelos seus crimes. Porém, não é isto que a vitrine planetária da realidade nos mostra. Antes pelo contrário. O que se verifica amiude é que as pessoas más prosperam, e as pessoas boas sucumbem... Algumas até morrem na flôr da idade, para aumentar este drama trágico-filosófico. Ou seja, aquelas atingem posições proeminentes na sociedade, outras dissolvem-se na espuma dos dias. Daqui nasce mais uma questão básica para a filosofia - mas que ela também não nos responde: então se o bem é mais poderoso do que o mal, por que existe tanto mal no mundo? Isto até já parece uma daquelas conversas de esquina com aquelas testemunhas de Jeová quando nos surpreendem nas pracetas e nas arcadas dos prédios assombrados, já entre a reforma e a morte. Aparentemente, parece uma questão básica mas, na realidade - ainda ninguém conseguiu responder se o "mal" não leva a melhor sobre as forças do bem... Estará o mal na matéria?! Afinal, o que será o mal?