terça-feira

O "grande" Kissinger

  • - Em 1991 Henry Albert Kissinger vem a Portugal pago por um semanário económico para dar uma conferência no Hotel Ritz, na Rodrigo da Fonseca. Ele dá a conferência com uma condição: que lhe paguem o cachet in advance. Mas o mais curioso é que tinha determinado, unilateralmente, à audiência que só responderia a duas questões, porque tinha mais do que fazer e o avião estava à espera.
  • - Na legenda da foto em anexo - que aqui se vê mal - é dito o seguinte: Henry Kissinger distribuindo autógrafos à sua chegada à conferência. Ora, por acaso não foram "autógrafos à chegada", foram à partida; e também não foram autógrafos (no plural) - pois apenas lhe foi pedido um único autógrafo, curiosamente num livro chamado Política Exterior Americana, embora pudesse ser outro que versasse política regional da Indonésia em Timor-Leste que então cilindrou. Depois o senhor partiu porque, como se disse, o avião esperava e as turbinas gastam muitas octanas, mesmo ao ralenti.
  • - "Cãoclusão": numa breve conferência ganha-se muito dinheiro, aceita-se as perguntas que se quer, mente-se à desgarrada e, ainda por cima, é-se mundialmente famoso. Nem sempre pelas boas razões, é claro!!! Esta semana o tio Henry esteve em Belém. Esperemos que não tenha enfiado tantas petas no interior dos jardins do Palácio Rosa e também tenha sido mais comedido no cachet, até porque o nosso défice público está como está.
  • - Obrigado Kissinger!!! És sempre o mesmo...Quem não te conheça ainda te confunde com algum adriano tayllerand ou alguma moreia maquiavel do rio Tejo em regime de descargas dos dejectos para o Alto mar.

- Macro-despacho: Afixe-se nas janelas do Palácio Rosa com destaque para as trazeiras do Estádio do Belenenses que agora caíu para a 2ª Divisão.

- Macro-despacho 2: É sabido que os lacraus são como aquelas cobras que morrem se não ferrarem o seu veneno. É isso que o lacrau-fêmea faz depois de obter a cópula do lacrau-macho. Pura e simplesmente, mata-o. Ora bem, 2/3 da dita conferência do Ritz o sr. Alberto Kissinger falou-nos dessa teoria da cópula do lacrau (e levou 10 mil cts para casa). Quiça para nos ajudar a explicar - com esse paralelo - a natureza concentracionária e autofágico do regime soviético que - em 1991 - começava a viver a lógica da desintegração do império - quer na sua componente militar e política, quer nos resultados desastrosos dos seus planos quinquenais. O outro terço da conferência do Ritiz Kissinger falou-nos de como as cobras zarolhas consegue ver no escuro e de como sobrevivem ao take-of da mundialização que então emergia e à importância das bufinhas de alcatraz e de codorniz na alteração do habitat dos linces da Malcata.

- Macro-despacho 3: Convide-se agora Kissinger a dar uma conferência no IDN - alí às Necessidades - sobre a razão que leva os símios a copularem frenéticamente. Talvez nos ajude, por efeito de contraste, a perceber por que razão os portugueses não fazem filhos (que segundo César das neves explica a decadência da Europa), pelo que a taxa de natalidade é tão regressiva. A alternativa ao IDN é o Campo Pequeno - recém-inaugurado. Convide-se também Sócrates e Cavaco para darem as boas vindas a Kissinger quando este der entrada na arena.

PS:

Agradecemos ao nosso amigo JZ o facto de nos ter resituado o problema epistemológico da teoria da cópula mortal do lacrau. Mas especialmente por ter estado na conferência do Ritz há já 15 anos atrás. Por isso também aqui lhe dedicamos estas memórias. Que serão as memórias do Ritz com o lacrau à ilharga...