quarta-feira

Mr. Bean e as finanças nacionais: um pacto cómico

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • Esta narrativa é muito colorida, cómica e conta-se em duas penadas. Uma pessoa acaba de jantar e liga o televisor e saí-lhe uma espinha da boca quando se depara com o sr. dr. Guilherme d'Oliverira Martins - que ainda é "parente" - do grande historiador do séc. XIX - Oliveira Martins. Mais grave: ele compara-se ao Prof. Sousa Franco - que Deus tem e faleceu com uma ajuda trágica do partido que agora indigita o sr. Martins para o Tribunal de Contas. Isso mesmo, Tribunal de Contas. O homem propõe incompatibilizar-se com todos os ministros de quem é íntimo, ié, com todos eles, para ser um exemplar Presidente do TC e, se possível, pretende ainda reforçar os poderes jurisdicionais do referido TC. Para ficar mais parecido com o grande Prof. Sousa Franco.
    • Este homem, que se diz muito parecido com o saudoso Prof. Sousa Franco, está a caminhar. Dirige-se para algum lado... Vai para o TC (Teatro & Comédia)
    Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
    • Provavelmente, as consequências "presuntivas" (vem de presunto de Chaves) deste rigor financeiro serão imediatas: haverá uma crise de produtos de higiéne & segurança em todos os W.C. dos departamentos da Administração Pública. O sabão azul (vulgo, sabão macaco - passará a dar cartas nas compras on line) do Estado. Em nome do rigor, é claro!! Não importa que o homem tenha sido deputado do PS desde que nasceu, militante partidário atascado de engagements e segredos comprometedores até ao pescoço, íntimo dos dois últimos PM do PS - Guterres e Sócrates (ainda em funções), e amigo de Soares-pai e Soares-filho, nunca foi magistrado e o mais. Isto não interessa para nada. Necessário é que na CGD (Vara), nas Finanças (T. Santos "Pinóquio") e, agora, no TC (Martins) estejam amigos íntimos de Sócrates para ver se a OTA e o TGV passam da Banda Desenha para o esboço da realidade. O triângulo, portanto, está formatado. Temos aeroporto e comboio... Pouca-terra-pouca-terra... Pú, pú..
    • Também aqui os graus de "parentagem" socioantropológica, para retomar o potencial explicativo do Jumento (que também deve perceber de finanças e outras festanças) - um dos melhores da net -, é enorme e de uma extensão incalculável. Já na razão inversa, neste particular, encontramos uma espécie de extensão da Agência Lusa - cheio de salamaleques da "bolguitica" e de elogios aos jornalistas e comentadores mais mediáticos - o mesmo blog que se propôs saber se o deserto tem areia e os oceanos água num exercício político de extrema pobreza franscisca. Parece até que a ideia já era do douto Pacheco Pereira - que é autor de um dos blog mais esotéricos que o ciber-espaço testemunha, mas creio que a intenções do "sr. bloguitica" era, tão só, interagir com o grande comunicador, Pacheco para, assim, mostrar à turba que tem relações mediáticas ao mais alto nível. Infelizmente, também a Net está repleta de cinismos e de hipocrisias - desmontadas, à peça, por Jumento e que valerá a pena reler.
    Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
    • Normal seria que o sr. dr. G. Martins enfrentasse a realidade: nua e crua. E dissesse ao país aquilo que toda a gente sabe e vê. Martins, de facto, e há muitos anos, não se parece com o grande político e académico, Prof. Sousa Franco, mas sim com o grande comediante britânico, Mr. Bean. Se o visado não admitir isto está a prestar um mau serviço público ao país. É que depois como é que os funcionários do TC vão reagir quando virem que nas suas instalações está um homem duplicado, uma réplica mais fiel do que o próprio original (R. Atkinson)? Portugal rigor, competência e isenção mas só se lembra das cegadas do novel 007 - agora armado em fiscal do fiscal que não fiscaliza coisa nenhuma, porque os favores e as cumplicidades são muitas, e todas elas maiores e mais fortes do que aquela declaração de intenções. Mas o problema decorrerá dos surtos de risos permanentes que se desencadearão nos corredores TC a ponto de paralisar compeltamente o seu funcionamento. E o país, por força dessa comicidade a que chegámos, entrará mais rápidamente em colapso.
    • À mulher de César...