quinta-feira

O sono e o resto... Loucuras da memória

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Sou admirador de S. Dalí e da sua obra. Da sua pessoa nem tanto. Mas diverte-me a sua excentricidade. Já a de Alberto J. Jardim angustia-me. Mas isso é outra "estória". Gosto da forma como ele surpreendeu a realidade abatendo as velhas fronteiras entre os objectos e o pensar clássico. O sono em Dalí é um monstro apoiado em muletas. Foi assim que ele desenhou essa realidade. Provavelmente, "comeu" a ideia a Freud - com quem conversara umas vezes.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • Dormir, acordar, tornam-se satori; cada momento sem concentração é puro desperdício. Hoje o tempo é mais rápido e morre-se mais depressa, apesar de vivermos mais tempo. Por isso, cada instante deve ser o objecto de uma elevada concentração; comer deve ser uma concentração sobre comer, ler uma concentração sobre os pensamentos (se os encontrarmos), estar com uma amiga uma verdadeira concentração no culto da amizade (sem nos desconcentrarmos, é claro). Logo, dormir deverá ser uma concentração sobre o sono. E pintar... Por mais que eu me concentrasse na pintura jamais conseguiria fazer aquilo: uma trombuça apoiada em muletas. Mas é exactamente como me sinto pela manhã quando o espelho me devolve aquele mimo.
Image Hosted by ImageShack.us
  • Há dias levantei-me e dei comigo a pensar que o maluco do pintor tinha razão. Mas mais razão do que ele tinha o Freud. Este é que era o verdadeiro pintor (de almas). Agora, o que me intriga é que cheguei a esta elevada consideração sem me concentrar num e noutro. Devo, desde já, declarar - perante a multidão - que nunca tomei chá com o Dalí nem nunca privei no divã de Freud. As minhas nóias são d'outro tempo e curadas com outros mestres...
Image Hosted by ImageShack.us
  • E é isto, creio, que é a eternidade: uma sucessão de pequenos "nadas" que nos compõem os pensamentos. Aparecem sem serem convidados, como a própria morte... Mais difícil de pintar
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • Quando percebermos que estamos todos como aqueles tipos do filme Voando sobre um ninho de cucos,
  • concluíremos então Image Hosted by ImageShack.us que...