quinta-feira

Palavra dada é palavra honrada... A política da "Geringonça"

Resultado de imagem para mentira políticaNota prévia: Palavra dada é palavra honrada, dizia António Costa em matéria de cumprimento das promessas eleitorais no quadro da "geringonça".

Não deixa de ser engenhoso este gradualismo político do PM num Orçamento de Estado que pode vir a revelar-se como uma manta de retalhos que está, seguramente, muito dependente do comportamento das economias global, internacional e nacional. 

Seja como for, a feitura dum orçamento é sempre o mais difícil e problemático exercício político, pois dele depende o funcionamento do Estado, mas a repetição da distância entre o que é anunciado e o realizado não concede muita credibilidade à política e aos políticos, nem confere fiabilidade aos dispositivos de regulação democrática para que esta tenha a eficácia desejada. 

Resultado de imagem para mentira políticaNuma palavra: o recurso à meia verdade, ou à mentira encapotada, traduz-se no mecanismo complementar a que se recorre para ocultar a existência do desvio nas contas da execução orçamental, dado que as coisas não correram conforme o previsto, designadamente por ausência do programado crescimento económico que agora não deixa folga ao Governo, que tem de recorrer à tal mentira em política para fazer o ajustamento orçamental no ano de 2017. 

Aliás, a mentira em política é sempre uma reinterpretação interessada da verdade, para colmatar ou ocultar a existência desse desvio entre aquilo que se promete em contexto eleitoral e aquilo que efectivamente se cumpre na realidade. 

Mas sendo a mentira política um mecanismo que permite dissimular o desvio entre o anunciado e o realizado, ganha especial importância um dilema conhecido e que já nos foi apresentado pelos gregos (clássicos): como pode o mentiroso dizer a verdade?? 

A possibilidade da democracia, como sistema político dotado de dispositivos de regulação, depende de se poder encontrar uma resposta a essa questão. Na prática, uma democracia onde a mentira fique oculta, logo, impune, não pode ser regulada e não interessa a ninguém.
_____________ 



Costa: "devolução da sobretaxa pode não ser cumprida a 1 de janeiro de 2017"




(...)

_______________________

Etiquetas: , ,