Literaturas: Sand e Musset

A escritora George Sand encontra Alfred de Musset em 1833, quando ela tem 30 anos e ele 22 anos. Apaixonam-se e partem para Itália. Mas cada um considera-se livre, i.é, não dependente de pactos de fidelidade. Chegados a Génova, Sand Adoece e Musset dedica-se a uma vida promiscua, designadamente a procura de mulheres de vida fácil. Repete a "proeza" noutra cidade italiana, em Florença, e, especialmente, em Veneza, onde ela fica sozinha no quarto, enquanto Musset procura actrizes e bailarinas, além da rameiras de porto.
- É nesta altura que entra em cena um médico italiano, Pagello, que a cura e, beneficiando da indiferença de Musset por Sand, inicia uma relação com ela.
- Ou seja, a relação inverte-se, e agora é Sand quem dita as regras do jogo e se torna amante de Pagello.
- Para agravar a situação, Musset adoece e Sand, já recuperada, desenvolve uma relação com o seu médico. Musset é obrigado a regressar a França. Entretanto, Sand e Pagello fazem uma viagem aos Alpes e juntam-se a ele em Paris posteriormente. Aqui, a relação entre os velhos enamorados, Sand e Musset, restabelece-se com dificuldade. Mas é também nesse momento que a relação de Sand com o seu médico, que a curou, termina.


___________
Etiquetas: George Sand e Alfred de Musset, literatura, Relações
<< Home