quarta-feira

Literaturas: Sand e Musset



A escritora George Sand encontra Alfred de Musset em 1833, quando ela tem 30 anos e ele 22 anos. Apaixonam-se e partem para Itália. Mas cada um considera-se livre, i.é, não dependente de pactos de fidelidade. Chegados a Génova, Sand Adoece e Musset dedica-se a uma vida promiscua, designadamente a procura de mulheres de vida fácil. Repete a "proeza" noutra cidade italiana, em Florença, e, especialmente, em Veneza, onde ela fica sozinha no quarto, enquanto Musset procura actrizes e bailarinas, além da rameiras de porto. 
- É nesta altura que entra em cena um médico italiano, Pagello, que a cura e, beneficiando da indiferença de Musset por Sand, inicia uma relação com ela. 
- Ou seja, a relação inverte-se, e agora é Sand quem dita as regras do jogo e se torna amante de Pagello.
- Para agravar a situação, Musset adoece e Sand, já recuperada, desenvolve uma relação com o seu médico. Musset é obrigado a regressar a França. Entretanto, Sand e Pagello fazem uma viagem aos Alpes e juntam-se a ele em Paris posteriormente. Aqui, a relação entre os velhos enamorados, Sand e Musset, restabelece-se com dificuldade. Mas é também nesse momento que a relação de Sand com o seu médico, que a curou, termina.
- Questão: Sand e Musset estavam efectivamente enamorados? talvez. Mas a verdade que nenhum deles, como recorda F.A. - fez o mínimo esforço para ser fiel ao outro, e, assim, dar um carácter monogâmico à sua relação. Pois assim que Sand adoeceu, Musset, entediado, entregou-se a outras mulheres e Sand, para lhe demonstrar que estava ao mesmo nível que ele, comportou-se da mesma forma com o seu médico. E foi desse modo que a relação se degradou rapidamente.
- Conclusão: para que o enamoramento se converta num amor exclusivo, fiel, é necessário que ambos queiram. O amor, em relação à chamada fase emergente da relação, é instituição, algo desejado. Resulta de um pacto de ambos. Se assim não for, de forma explícita, essa mesma relação torna-se frágil e poderá dar origem a outros tipos de relações.

___________



Etiquetas: , ,