Selvagens. Espanha desbloqueia expansão do mar português,
Madrid retirou objeções feitas em 2013 ao projeto de extensão da plataforma continental portuguesa por causa das ilhas Selvagens.
Espanha comunicou à ONU que não tem objeções ao projeto português de extensão da plataforma continental na região da Madeira, que permitirá alargar a soberania de Lisboa sobre o leito e o subsolo marinhos das 200 milhas para as 350, verificou ontem o DN.
Madrid, na nota publicada sexta-feira em espanhol no site da ONU, diz "reiterar [a posição assumida em 2009 de] que o governo espanhol não levanta nenhuma objeção" à proposta portuguesa.
Lendo o texto, não se percebe porque é que a Espanha reafirma formalmente o que já declarou em 2009. O motivo está omisso: o governo de Mariano Rajoy, em 2013, manifestara "a sua objeção" ao documento de Lisboa, suscitando entraves políticos na apreciação pela ONU da proposta de Portugal.
_________
Obs: Digamos que de vez em quando o Governo de Madrid é acometido duma réstia de equilíbrio e racionalidade e common sense que lhe falta noutras (muitas) situações. Neste caso, verificou-se a excepção e ainda bem.
______________
Etiquetas: Selvagens. Espanha desbloqueia expansão do mar português
<< Home