domingo

Selvagens. Espanha desbloqueia expansão do mar português,

Selvagens. Espanha desbloqueia expansão do mar português
Madrid retirou objeções feitas em 2013 ao projeto de extensão da plataforma continental portuguesa por causa das ilhas Selvagens.

Espanha comunicou à ONU que não tem objeções ao projeto português de extensão da plataforma continental na região da Madeira, que permitirá alargar a soberania de Lisboa sobre o leito e o subsolo marinhos das 200 milhas para as 350, verificou ontem o DN.
Madrid, na nota publicada sexta-feira em espanhol no site da ONU, diz "reiterar [a posição assumida em 2009 de] que o governo espanhol não levanta nenhuma objeção" à proposta portuguesa.
Lendo o texto, não se percebe porque é que a Espanha reafirma formalmente o que já declarou em 2009. O motivo está omisso: o governo de Mariano Rajoy, em 2013, manifestara "a sua objeção" ao documento de Lisboa, suscitando entraves políticos na apreciação pela ONU da proposta de Portugal.
_________
Obs: Digamos que de vez em quando o Governo de Madrid é acometido duma réstia de equilíbrio e racionalidade e common sense que lhe falta noutras (muitas) situações. Neste caso, verificou-se a excepção e ainda bem. 
______________

Etiquetas: