segunda-feira

Até já, Eduardo Galeano

- Até já, Eduardo Galeano.


(...) Em 1971, Galeano lançou sua mais importante obra, “As Veias Abertas da América Latina”, em que narra a história do subcontinente a partir do ponto de vista de seu povo, a partir da perspectiva dos oprimidos. Denuncia essa opressão e celebra a luta por libertação, relato depois ampliado e reelaborado na trilogia “Memórias de Fogo”. Em cada livro seguinte, em cada entrevista, em cada narração, mais um esforço de fazer emergir o que é escondido ou forçadamente esquecido na história do povo latino-americano.
Escreveu Galeano: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Durante 74 anos, Galeano caminhou. E, graças aos passos que deu, podemos seguir caminhando mais unidos e mais fortes.
Quatro décadas depois do lançamento de sua obra maior, Eduardo Galeano parte e a América Latina segue com suas veias abertas, das quais, neste 13 de Abril, escorrem lágrimas por seu amigo que já não pode mais defendê-la".
___________

Etiquetas: